Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Secretaria de Meio Ambiente lança concurso fotográfico inédito em comemoração ao Dia do Cerrado e Dia da Árvore

Secretaria de Meio Ambiente lança concurso fotográfico inédito em comemoração ao Dia do Cerrado e Dia da Árvore

de Antônio Paulino
9 visitas
Iniciativa é voltada para alunos matriculados no ensino fundamental da rede pública e privada de Catalão

Está aberto o período de inscrições para o concurso de fotografia denominado “Árvore do Cerrado: um olhar sobre o que nos cerca”. Uma iniciativa da Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC)/Departamento de Educação Ambiental em comemoração aos dias do Cerrado e da Árvore, celebrados todos os anos em setembro.

Em sua primeira edição, o concurso com registro fotográfico, tem como objetivo despertar no participante a curiosidade, a sensibilidade e o interesse sobre o Cerrado, presente também na arborização urbana, de espécies nativas do bioma.  

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no ensino fundamental da rede de ensino, público ou privada, de Catalão, nas seguintes categorias: (1ª Categoria: alunos do 4º e 5º ano) e (2ª Categoria: alunos do 6º ao 9º ano).

As fotografias deverão ser feitas exclusivamente dentro da área urbana de Catalão e dos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. Do contrário, serão desclassificadas. Cada aluno só poderá concorrer com uma única foto em formato digital (.jpg) e juntamente com a ficha de inscrição corretamente preenchida (contendo nome do autor, endereço, contato, nome da espécie arbórea fotografada, além do local e data da foto) deverão ser encaminhadas para a escola do aluno participante, que fará uma pré-seleção do material recebido e encaminhará – as 40 melhores fotografias em cada categoria, dentro do prazo do cronograma – para a Secretaria do Meio Ambiente.  

Vale ressaltar que, pelas regras, o registro fotográfico deverá ser realizado dentro do período de inscrição. Serão desclassificadas imagens fotográficas de período anterior. O objeto central, a ser avaliado, na fotografia será uma árvore do Cerrado. Fotografias com manipulações, ou qualquer “montagem” serão desclassificadas. A fotografia não poderá causar danos materiais e/ou morais a terceiros, conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes, constituir ofensa à liberdade e à crença, apresentar conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou gênero, fazer propaganda eleitoral;

A Comissão Julgadora será formada por 5 membros, sendo: 01 Engenheiro agrônomo, 01 Biólogo, 02 Geógrafos e o Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Os melhores registros terão destaque e premiação para os alunos. Serão os três primeiros colocados e a escola correspondente ao classificado em primeiro lugar, de cada categoria. Os prêmios para as duas categorias serão: 1º lugar: notebook, 2º lugar: Celular e 3º lugar: bicicleta. Já a escola do aluno classificado em primeiro lugar, em cada categoria, será premiada com projetor de imagens (data show).

Com informações da SECOM – Prefeitura Municipal

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário