Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Programa Mães de Goiás chega à região do Entorno do DF no mês de outubro

Programa Mães de Goiás chega à região do Entorno do DF no mês de outubro

de Antônio Paulino
78 visitas

O Mães de Goiás, novo programa de transferência de renda do Governo de Goiás, chega neste mês de outubro à região do Entorno do Distrito Federal. A entrega dos cartões tem início nesta quarta-feira (13/10), em Padre Bernardo, e segue até o dia 27. Ao todo, 10.505 mulheres serão contempladas com o benefício em nove municípios. Além de Padre Bernardo, recebem o programa no mês de outubro as cidades de Vila Boa, Cabeceiras, Cocalzinho, Planaltina, Formosa, Santo Antônio do Descoberto, Água Fria de Goiás e Mimoso. Em novembro, a entrega dos cartões continua no Entorno do DF. Só na região, mais de 30 mil mulheres vão ser beneficiadas com o Mães de Goiás. 


Os cartões começaram a ser entregues no dia 9 de setembro nos municípios de Jaraguá e Itaberaí. Desde então, cerca de 12 mil mães receberam o benefício em 40 cidades espalhadas por todo o Estado. O programa garante R$ 250 mensais a mulheres com filhos entre zero e seis anos de idade que vivem em situação de vulnerabilidade social. A ação contemplará as famílias progressivamente. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a cada mês, 10 mil famílias são incluídas, até chegar ao número total de beneficiárias, que é de 100 mil mães.  


As mulheres beneficiadas com o Mães de Goiás deixam os eventos organizados pela Seds em parceria com as prefeituras com o cartão já em mãos e saldo disponível para usar na compra de mantimentos e remédios em estabelecimentos cadastrados na cidade. “O programa já está beneficiando milhares de goianas em todo o nosso Estado e tem um papel também importante na economia desses municípios. Isso porque o valor destinado às mães é integralmente utilizado na rede de comércio local. O dinheiro fica e circula dentro da cidade”, destaca o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. 


A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, comenta que o novo programa de transferência de renda foi pensado para promover a justiça social, com responsabilidade e foco. “Com o Mães de Goiás, o governador Ronaldo Caiado garante a segurança alimentar das crianças que estão na primeira infância e ainda não estão na escola”, explicou Gracinha, que completa: “A gente vai chegar a cada dia a mais mães. Não vamos deixar ninguém para trás”.


Lançado em agosto deste ano, o Programa Mães de Goiás é uma ação pioneira de distribuição de renda. O investimento total é de R$ 219 milhões, viabilizados pelo Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás). O objetivo é garantir qualidade de vida, promover segurança alimentar, fomentar comércio local e assegurar a permanência de crianças na escola. “Este cartão representa a tranquilidade para as mães goianas. É um recurso que ajuda a colocar comida na mesa e possibilita um recomeço diante deste momento desafiador que estamos vivendo”, avalia o titular da Seds, secretário Wellington Matos.


Mais sobre o programa

As mulheres contempladas dentro do Mães de Goiás serão atendidas por meio de um calendário progressivo, que incluirá todas as beneficiárias em até 10 meses. O benefício é pago por transferência de renda direta e utiliza como base de dados o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Todas as mulheres com filhos entre zero e seis anos que têm cadastro e vivem em situação de extrema pobreza serão contempladas. “Não há favorecimentos, nem conchavos. É um direito de todos e não de escolhidos”, destaca Gracinha Caiado.  

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário