Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Indústria goiana registra crescimento de 6% no terceiro trimestre

Indústria goiana registra crescimento de 6% no terceiro trimestre

de Antônio Paulino
7 visitas
Com atração de investimentos, Governo de Goiás fortaleceu setor industrial em 2020, que se tornou responsável pelo desempenho favorável do PIB goiano, mesmo durante cenário de crise sanitária e financeira provocada pela Covid-19

O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria de Goiás resultou em crescimento de 6% no terceiro trimestre de 2020, comparado com o mesmo período de 2019. Já o PIB do Brasil para esse setor foi de -0,9%, também na comparação com o ano de 2019. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Mauro Borges (IMB).


A indústria caminha para fechar o ano de 2020 como a grande locomotiva para ajudar no processo de recuperação da economia no pós-pandemia de Covid-19. De acordo com o IBGE/IMB, o setor em Goiás apresentou números positivos consecutivos nos três trimestres, com 2,5%, 1,8% e agora 6%, enquanto que, no Brasil, oscilou com 0,3%, -14,1% e no último com -0,9%. 


Durante o enfrentamento com a Covid-19, o Governo de Goiás priorizou ações relacionadas à saúde, mas sem deixar de lado outros setores, como a área social e a geração de emprego e renda. O índice alçando pelo PIB estadual é resultado desse cuidado, como ressalta o governador Ronaldo Caiado. “Goiás é único Estado que já gerou mais empregos do que perdeu na pandemia. Já temos um saldo positivo. Em agosto, setembro e outubro, tivemos superávit na oferta de vagas”, cita.


Caiado explica que as medidas tomadas para conter os efeitos da crise sanitária também ajudaram a atrair investimentos para o Estado, em especial na infraestrutura, o que tem levado ao rápido reaquecimento do setor produtivo. “Goiás se transformou no maior polo logístico do país, somos referência nacional. Temos a Ferrovia Norte-Sul, do Centro-Oeste, que vai ligar todo o Norte goiano ao Mato Grosso, como também a duplicação da BR-153”, aponta.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário