Início » Indicadores de criminalidade de Goiás em 2020 são os mais baixos da última década

Indicadores de criminalidade de Goiás em 2020 são os mais baixos da última década

de Antônio Paulino
178 visitas

Goiás registrou em 2020 queda de 10,4% em todos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na comparação com os números de 2019. A taxa integra as ocorrências de homicídios (-9,39%), latrocínios (-22%) e lesão corporal seguida de morte (-38,9%). Os dados são do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO).

“Esses números significam vidas, respeito e liberdade para o cidadão andar e caminhar com sua família”, destacou o governador Ronaldo Caiado em solenidade realizada nesta segunda-feira (25/01), no Palácio das Esmeraldas, que marcou a apresentação dos indicadores de criminalidade de 2020. “Estamos dando dignidade e garantia de vida para as pessoas de Goiás”, acrescentou. 


Os números positivos também foram verificados nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), com a queda de mais de 38%. Essa modalidade inclui, por exemplo, os roubos de veículos, que diminuíram 40,2%, a transeuntes, que caíram 35,4%, em residência, que recuaram 35,3% e os roubos em comércios, que reduziram 28,6%. Com a nova política de segurança no campo, implantada pela atual gestão do Governo de Goiás, os roubos em propriedades rurais tiveram queda de 40,5%. 


Acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, o governador sublinhou que a luta pela melhoria da qualidade de vida dos goianos faz parte de um trabalho diário. “Esses dados foram obtidos a partir de uma determinação de segunda a segunda. As pessoas estão envolvidas em algo que não é fácil, que é fazer construir em Goiás um ambiente que propicie segurança pública”, disse. Ele enalteceu as ações das forças policiais que, em suas palavras, “deram governabilidade” à atual gestão. “Desde que assumi, jamais deixaram de dar apoio. Meu sentimento de eterna certeza que vamos chegar ao final do nosso governo com resultados em que o cidadão vai viver com mais tranquilidade”.

Corrupção

A atual gestão do Governo de Goiás implantou uma rede para coibir irregularidades, composta pela Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Estado. 


A rede inclui ainda a criação da Delegacia Especial de Combate à Corrupção da Polícia Civil, o fortalecimento das delegacias especializadas já existentes, a criação de dois grupos de perícia especializados nas ações de combate à corrupção, dentro da Superintendência de Polícia Técnico Científica, e a implantação do Disque Combate à Corrupção 181. A ferramenta implantada em Goiás foi pioneira em todo país, servindo como inspiração para outros Estados. Desde que foi criada, a central já registrou 31 denúncias que deram início a investigação, sendo que 14 delas contribuíram para a realização de operações policiais.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário