Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Governo de Goiás discute futuro da mineração na primeira reunião do Fórum Permanente do setor

Governo de Goiás discute futuro da mineração na primeira reunião do Fórum Permanente do setor

de Antônio Paulino
32 visitas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), responsável pelo projeto Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042, participou da primeira reunião do Fórum Permanente de Mineração. O encontro debateu temas como o Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM), legislação e desafios enfrentados por diferentes atores do setor mineral. 

O Fórum Permanente foi criado dentro da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e é conduzido pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel.

Foi uma reunião para falarmos sobre o andamento das ações. Todas as questões que envolvem este tema serão discutidas com os setores governamentais, municípios e sociedade civil ao longo de 2023, para depois chegarmos a uma legislação relativa à mineração”, explica o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga.

Goiás é um dos principais estados mineradores do Brasil e se destaca na extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. Em termos de economia, mineração é o terceiro setor mais importante em Goiás, ficando atrás apenas de grãos e da carne. Em números de produção, a atividade ocupa o terceiro lugar, atrás apenas da produção de grãos e de carne no Estado.

O PERM deve nortear ações do setor e buscar a exploração de forma a beneficiar as populações locais, sem descuidar da sustentabilidade da atividade exploratória. Superintendente de Mineração da SIC, Lívia Parreira destaca a oportunidade que o fórum oferece. “Excelente oportunidade para discutirmos questões pertinentes com todos os envolvidos”.

*Crescimento*

O presidente da Câmara Setorial da Mineração (Casmin) da Fieg, Wilson Borges, destacou o crescimento do setor de mineração. “A previsão é de injeção de R$ 30 bilhões em renda nos próximos três anos em Goiás. O PIB dos municípios que possuem investimentos em mineração é bem mais alto do que outros. No entanto, a mineração tem impactos que precisam ser estudados e mitigados de forma responsável, e por isso a importância do Plano Estadual de Mineração e da manutenção do fórum como ferramenta de discussão do setor”, avalia.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário