Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Em Catalão, Caiado aposta em números recordes durante abertura da colheita de soja: “Queremos 30 milhões de toneladas”

Em Catalão, Caiado aposta em números recordes durante abertura da colheita de soja: “Queremos 30 milhões de toneladas”

de Antônio Paulino
108 visitas
Governador Ronaldo Caiado com o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (3/2), da abertura estadual da colheita de soja – safra 2021/22, realizada no Espaço Conquista, em Catalão, no Sudeste do Estado. “Vamos arregaçar as mangas, pois queremos chegar a 30 milhões de toneladas de grãos. Tenham a convicção de que nós teremos a maior safra”, projetou o governador durante o evento. A expectativa, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de aumento de 4,6% da produção, em Goiás, na safra 2021/2022, com mais de 14,3 milhões de toneladas, e crescimento de 7,9% na área plantada, com quase 4 milhões de hectares.


O compromisso em Catalão é iniciativa é da Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja-GO) e do Sindicato Rural do município, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa),  e com o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Catalão

Com área plantada de 113 mil hectares, o município é o sexto maior produtor do Estado. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 1.589 produtores de soja em Catalão e região. Em 2020, 440,7 mil toneladas do grão foram cultivadas no município. 


Catalão é, também, a 8a cidade mais rica do agronegócio em Goiás e ocupa a 83ª posição no ranking nacional. “Catalão não é só uma das mais importantes cidades do interior de Goiás, mas do Brasil”, afirmou o prefeito, Adib Elias, que destacou a performance na pecuária e no setor mineral (mais de 200 anos de produção de fosfato), além da localização privilegiada. “Catalão não vive de uma economia só”. 


Nos últimos 20 anos, houve crescimento de 135% na área de soja catalana, o que transformou a realidade produtiva da região, permitindo também a intensificação e agregação de valor às demais atividades agropecuárias locais. Nesta safra 2021/2022, a expectativa é de que o município colha mais de 415 mil toneladas da oleaginosa. 

Já o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, afirmou que Caiado tem feito muito pelo Estado. “Mas cito apenas uma ação: toda a segurança que tem garantido, principalmente para o agro, que a gente não tinha há muito tempo no campo”.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário