Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Adversários admitem derrota para Adib Elias em 2020, avalia jornal

Adversários admitem derrota para Adib Elias em 2020, avalia jornal

de Antônio Paulino
9 visitas
Adib Elias é o mais cotado para vencer o pleito deste ano

Catalão tem um pré-candidato altamente competitivo — o prefeito Adib Elias, do Podemos — e três pré-candidatos a prefeito medianamente competitivos. Desta feita, um repórter do Jornal Opção decidiu examinar pesquisas qualitativas e quantitativas e, em seguida, conversou com líderes da cidade para que contribuíssem para traçar um quadro político-eleitoral da disputa municipal.

A maioria advertiu para o fato que, fora Adib Elias, não há outros candidatos 100% definidos. O prefeito, por enquanto, corre sozinho. As pesquisas sugerem que o líder do Podemos é realmente o favorito, no momento, o que não é questionado pelos demais postulantes. Há um dado que, segundo os analistas locais, é preocupante para os adversários: o podemista não tem caído de uma pesquisa para outra — mantém-se estável. Há um dado curioso: Adib Elias é mais bem avaliado como gestor do que como político (é visto como “grosseiro”). Uma pesquisa sugere que os eleitores de Catalão querem mudança e se sentem “cansados” da briga política entre Adib Elias e Jardel Sebba (PSDB). Ao mesmo tempo, admitem que ainda não apareceu uma figura de gestor que possa suplantar o prefeito — que, como administrador, é uma espécie de mito local.

Elder Galdino, do MDB, Luciano Tampa, do PL, e Gustavo Sebba, do PSDB, estão no jogo.

Elder Galdino é bancado pelo presidente do MDB estadual, Daniel Vilela, e tem estrutura para bancar sua campanha. Ele é produtor rural, milionário. Há quem o chame de “Júnior Friboi do Sudeste”. Há uma expectativa a seu respeito. Porém, até agora, não decolou. Talvez, se fizer uma campanha moderna, mostrando-se como gestor eficiente na iniciativa privada, possa agradar os eleitores — que querem um gestor melhor do que Adib Elias. Se não aparecer, tendem a ficar com o prefeito.

O empresário Luciano Tampa é bancado pela deputada federal Magda Mofatto. Politicamente, tem mais experiência do que Elder Galdino, mas tem articulado menos do que o emedebista.

O deputado estadual e médico Gustavo Sebba é jovem, mas, por ser filho de Jardel Sebba, é visto como um político tradicional (é primo de Adib Elias). É mais articulado que Elder Galdino e Luciano Tampa e sua estrutura política tem mais musculatura. Hoje, é o principal rival de Adib Elias. Há quem aposte que, se Elder Galdino crescer e tiver possibilidade de vender o podemista, Gustavo Sebba pode apoiá-lo.

Se sabem que Adib Elias é praticamente invencível, qual é o jogo dos três oposicionistas? Primeiro, mesmo se perderem, terão colocado seus nomes para exame dos eleitores e, portanto, poderão disputar mandato de deputado estadual em 2022. Segundo, e talvez mais importante, os postulantes de 2020 talvez estejam criando musculatura para, em 2024, disputarem com mais chances de se eleger prefeito de Catalão.

Pode-se dizer que 2020 é uma escada, do ponto de vista de Elder Galdino, Luciano Tampa e Gustavo Sebba, para 2022 e, sobretudo, 2024. (Jornal Opção Online)

Gustavo Sebba vai concorrer pelo PSDB
0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário