Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Três Ranchos: Centro de Atenção Psicossocial passa se chamar CAPS “Gilvânia Bernardes Silvério”

Três Ranchos: Centro de Atenção Psicossocial passa se chamar CAPS “Gilvânia Bernardes Silvério”

de Antônio Paulino
6 visitas

Maria Tereza Sebba é coordenadora do CAPS de Três Ranchos na gestão do prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa. Durante entrevista à reportagem, Tereza conta como foi o processo de fundação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Três Ranchos.

“O CAPS foi implantando na gestão do ex-prefeito Rolvander Pereira Wanderley, através da secretária de saúde na época, Maria Tereza Molina, como o município é pequeno, precisou fazer uma pactuação com os municípios de Ouvidor, Davinópolis e Campo Alegre. Hoje em dia o prefeito Hugo nos auxilia em tudo que nós precisamos e nosso trabalho é basicamente receber as pessoas com transtorno mental ou dependência química ou depressão, ansiedade, doenças relacionadas a mente, então nós cuidamos da saúde mental das pessoas, conta.

Ainda de acordo com Maria Tereza, os pacientes são recebidos, passam por acolhimento e logo em seguida são encaminhadas ao psiquiatra, caso haja necessidade. Ela ainda conta que além dos tratamentos, são oferecidas oficinais de artesanato, ‘para que as pessoas não só ocupem o seu tempo mas também aprendam a desenvolver algum serviço para que sejam reinseridas na sociedade’, diz.

Nova denominação

Segundo Maria Tereza Sebba, a denominação em nome de Gilvânia Bernardes Silvério foi proposta pela equipe do CAPS à Câmara de Vereadores e Prefeitura de Três Ranchos. “Gilvânia é uma das primeiras pacientes, ela era portadora do transtorno mental chamado esquizofrenia, então a gente propôs para a câmara e para o prefeito, que abraçaram nossa causa e ficaram muito felizes de poder homenagear essa pessoa”, contou.

0 comentario
0

Deixe um comentário