Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Três Ranchos: CAPS conclui 1ª Semana de Saúde Mental

Três Ranchos: CAPS conclui 1ª Semana de Saúde Mental

de Antônio Paulino
6 visitas

Na segunda-feira (3/6), o Centro de Atenção Psicossocial de Três Ranchos deu início as atividades da 1a Semana de Saúde Mental do município. Discutindo a tríade depressão, risco de suicídio e dependência química, diversos profissionais de saúde participaram das atividades.

No primeiro dia, os profissionais do CAPS participaram de uma roda de conversa com a professora doutora em educação pela Unesp, Gláucia Miriam Silva. Na terça (4), a psicóloga Mayara Cardoso, especialista em dependência química, discutiu os sinais e sintomas da depressão, o bullying, automutilação e o risco de suicídio.

Nesta quarta (5), último dia de atividade, a Dra. Nilva Alves Cruz falou sobre dependência química, as substâncias e transtornos mentais. Nilva é psicóloga especialista em gênero e sexualidade, dependência química, saúde mental, direitos humanos da criança e do adolescente. Stéfany Dias, enfermeira pela PUC, pós-graduada em dependência química, também contribuiu com a discussão. Stéfany atualmente é diretora do Centro de Tratamento de Dependência Química “Bem Viver”.

Estagiárias de psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) também participaram da 1a semana de saúde mental, as estudantes estiveram sob a supervisão da professora Dra. Renata Wirthmann.

Para a Coordenadora do CAPS de Três Ranchos, Maria Tereza Sebba, esse encontro é um marco na quebra do preconceito que envolve a saúde mental. “O objetivo mesmo é levar informação e conhecimento para que haja a quebra do preconceito, porque ainda existe, e para também, através da informação, que as pessoas saibam como ajudar, às vezes tem pessoas em casas que tem depressão, ou problema com dependência química, então o objetivo é também não só a quebra do preconceito, mas também informação e conhecimento para toda comunidade”, explicou a coordenadora. Aberta para o público em geral, o ciclo de palestras teve como foco os jovens. “O público é comunidade em geral, mas com foco nos os jovens, pais e mães, educadores e todos que se interessaram”, falou.

O prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa, que assinou a lei para denominação do CAPS “Gilvânia Bernardes Silvério” parabenizou Maria Tereza por propôr ‘uma brilhante iniciativa’. “O CAPS é uma conquista muito importante pra nossa cidade, possui equipe multidisciplinar, com psicólogo, médico psiquiatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, recepcionista, uma equipe com todos os profissionais para atendimento dessas famílias que passam por problemas ou transtornos psíquicos, isso hoje, infelizmente, atormenta a maioria das famílias”, disse o gestor.

Hugo concluiu classificando as palestras como “acertadíssimas”, por reunir profissionais notáveis de toda a região. “São temas muito importantes e que vão servir de base para nossos adolescentes e nossos alunos, um evento muito bem organizado, com profissionais de saúde de Catalão, graças ao prestígio que ela conta e com o belo trabalho que ela está fazendo, isso vai trazer muitos benefícios para a cidade”,finaliza.

0 comentario
0

Deixe um comentário