Cultura-Governo
Início » Sexta-feira da Paixão: Dia de reflexão, fé e silêncio na tradição cristã

Sexta-feira da Paixão: Dia de reflexão, fé e silêncio na tradição cristã

de Antônio Paulino
7409 visitas

A Sexta-feira da Paixão, celebrada hoje por cristãos de todo o mundo, é um dos momentos mais solenes e simbólicos da Semana Santa. Em Catalão e em diversas cidades brasileiras, fiéis participam de procissões, encenações da Paixão de Cristo e momentos de silêncio e oração, relembrando o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Diferente de outras datas religiosas, a Sexta-feira Santa é marcada por austeridade e recolhimento, sendo proibida a celebração da missa, com exceção da liturgia da Paixão do Senhor, que acontece geralmente às 15h — horário simbólico da morte de Jesus, segundo os evangelhos.

As paróquias costumam realizar encenações da Via-Sacra, procissões do Senhor Morto e adoração à cruz, convidando os fiéis à conversão, ao perdão e à esperança da ressurreição.

A cruz é o símbolo máximo do amor de Deus por nós. Celebrar esta data é lembrar que a dor pode ser caminho para a vida nova”, destacou o pároco Pe. Joel Gomes, da Paróquia São Francisco de Assis.

A Sexta-feira da Paixão é também um dia de jejum e abstinência de carne para os católicos, como forma de penitência e comunhão com o sofrimento de Cristo.

A programação segue em todo o fim de semana com o Sábado de Aleluia e a Vigília Pascal, culminando com o Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus e a vitória da vida sobre a morte.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário