Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » “Se não tivéssemos planejado o Sistema Mauro Borges a situação do abastecimento estaria crítica”, diz Marconi

“Se não tivéssemos planejado o Sistema Mauro Borges a situação do abastecimento estaria crítica”, diz Marconi

de Antônio Paulino
6 visitas

O governador Marconi Perillo afirmou nesta segunda-feira, 25, em entrevista ao telejornal Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, que a construção do Sistema Produtor Mauro Borges evitou que “a situação do abastecimento da Grande Goiânia se tornasse um problema crítico e sem solução” diante dos sucessivos anos de redução do regime de chuvas em diversas regiões do País, entre elas a Centro-Oeste. Marconi disse que o acionamento do sistema, há duas semanas, vai gradativamente compensar a escassez de água do rio Meia Ponte, cuja água será exclusivamente destinada ao abastecimento de Trindade e Goianira, como resultado da transposição das águas do Ribeirão João Leite.

“Em 1999, eu planejei construir o Sistema Mauro Borges, no Ribeirão João Leite. Essa obra já custou mais de R$ 600 milhões, em valores atualizados são mais de R$ 800 milhões, e ainda vamos realizar o linhão (sistema de adutoras) até Aparecida de Goiânia. A sorte é que nós planejamos (o Sistema Mauro Borges), e agora nesse momento muito sério de falta d’água no Brasil, se nós não tivéssemos pensado lá atrás, estaríamos hoje em uma situação crítica”, disse Marconi. “Há cinco anos seguidos, o Meia Ponte tem baixado por conta da falta de chuvas. Vocês apresentaram agora há pouco a previsão do tempo, ainda vai continuar alguns dias sem chuvas. Há muitos anos, não tínhamos tanta estiagem como tivemos agora no Estado inteiro e no Brasil. Claro que tem haver com mudanças climáticas, dentre outros fatores”, afirmou.

O governador reconheceu as interrupções no abastecimento, resultado da redução do regime de chuvas e da conclusão das orbas, mas ponderou que a transposição dos sistemas vai resolver de vez o problema até 2040 (projeção feita com base na relação entre a água armenada e o crescimento populacional). “As pessoas têm razão de reclamar, mas o fato é que nós estamos fazendo a transposição dos sistemas João Leite para o Meia Ponte. Com isso, o Meia Ponte, daqui alguns dias, daqui alguns meses, vai ficar responsável apenas por Trindade e Goianira”, disse.Marconi na TV Anhanguera

0 comentario
0

Deixe um comentário