Detran-SNT
Início » Santas Casas de Goiás recebem homenagem da Alego, incluindo a de Catalão

Santas Casas de Goiás recebem homenagem da Alego, incluindo a de Catalão

de Antônio Paulino
454 visitas

Servidores e voluntários das Santas Casas de Catalão, Anápolis, Goiânia e Buriti Alegre receberam o Certificado do Mérito Legislativo em sessão solene proposta pelo deputado Antônio Gomide (PT). A solenidade, no Plenário Iris Rezende Machado, foi realizada na noite dessa terça-feira, 29.

A homenagem dignificou pessoas que dedicam suas vidas a salvar milhares de outras vidas e, ainda, reconheceu uma instituição secular, de atendimento filantrópico à saúde, especialmente de pessoas mais pobres. A sessão solene condecorou servidores, desde os mais humildes como cozinheiros e maqueiros até os mais graduados, como médicos e gestores.

 A SANTA CASA DE CATALÃO

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão foi fundada no dia 19 de janeiro de 1949 e inaugurada em 20 de agosto de 1959. A fundação se deu com a reunião de pessoas de diversos segmentos da sociedade, no Fórum de Catalão, lideradas pelo então prefeito da época João Neto de Campos. A aquisição do terreno foi feita com doações de fazendeiros da região.

A fundação da Santa Casa teve como objetivo, criar um hospital que desse atendimento médico hospitalar a uma população estimada em 15.000 habitantes e, principalmente, as pessoas carentes, impossibilitadas de procurar assistência médica em outra cidade.

A Santa Casa é administrada por uma diretoria totalmente voluntária sem nenhum tipo de remuneração, eleita a cada 2 anos pelo conselho geral. Ao longo de sua história já contou com 12 provedores, atualmente o 13º provedor, Dr. Agnaldo Antônio Rodrigues Filho, médico, é quem está à frente para ajudar em seu crescimento e desenvolvimento.

Atualmente é reconhecida como hospital referência para Catalão e região, atendendo aproximadamente 200 mil pessoas por ano. Em média anual, o hospital realiza cerca de 7 mil internações; 65 mil atendimentos no Pronto Atendimento, Ortopedia, Ambulatório e Unidade de Urgência e Emergência; 26 mil exames da Área Diagnóstica: Raios-X, Mamografia, Laboratório, Eletrocardiograma, Ultrassonografia; somando cerca de 100 mil pessoas atendidas, atendendo uma média de 300 pessoas por dia.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário