Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Saiba quem é o integrante do Comando Vermelho que liderou a maior fuga da Papuda

Saiba quem é o integrante do Comando Vermelho que liderou a maior fuga da Papuda

de Antônio Paulino
12 visitas

Considerado um criminoso de alta periculosidade, Wanderson da Silva Santos, 22 anos, foi o responsável por planejar, coordenar e orientar a maior fuga de prisão da última década no Distrito Federal. Na ficha criminal, ele tem passagens por homicídio e tráfico de drogas. Fontes policiais revelaram ao Correio que o integrante de uma das maiores facções do Brasil é conhecido por ser articulado e ter influência sobre os colegas de cela. Passados mais de dois meses da fuga, o jovem foi recapturado em Goiás, na manhã dessa segunda-feira (1º/2).

Era madrugada de 14 de outubro de 2020 quando 17 detentos escaparam do Centro de Detenção Provisória I (CDP I) do Complexo Penitenciário da Papuda. O plano foi pensado e arquitetado por Wanderson durante meses. Com o auxílio de uma faca artesanal, os presos cavaram, por quatro dias, um buraco no telhado da unidade prisional. O armamento é produzido pelo próprio grupo, a partir de vergalhões de aço de sustentação dos pilares das celas.

Câmeras do circuito interno de segurança registraram o momento em que os detentos saíram por um buraco e desceram o prédio com o auxílio de uma corda formada por panos, conhecida pelos custodiados como “tereza”. Em toda a etapa de fuga, Wanderson orientava os colegas.

A polícia conseguiu descobrir que Wanderson era o responsável pela fuga após interrogar todos os outros fugitivos, que afirmaram que o jovem era o mentor. “Ele arrumou o estoque, ele coordenou os furos que fizeram no teto. Muitos que fugiram foram pela oportunidade. De todos, ele era o que tínhamos menos informações, pois era o mais articulado”, revelou, ao Correio, um policial penal.

No momento da abordagem, Wanderson portava documento de identidade falso e apresentou-se como Stevão Randolfo Costa e Silva. O rapaz tentou subornar a equipe, oferecendo R$ 50 mil.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário