Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » “Nada justifica a tragédia, mas vítimas de bullying sofrem muito”, diz psicóloga

“Nada justifica a tragédia, mas vítimas de bullying sofrem muito”, diz psicóloga

de Antônio Paulino
6 visitas

Após a tragédia que aconteceu no Colégio Goyazes em Goiânia nesta sexta-feira (20/10), quando um aluno de 14 anos atirou em colegas, o Jornal Opção ouviu a psicóloga especialista em bullying, Dalma de Almeida, que falou como essa prática pode afetar, em especial, adolescentes.

Segundo a especialista, as vítimas de bullying no geral se sentem acuadas, menosprezadas, diminuídas, o que pode ser um disparador da violência. “A criança se traumatiza a tal ponto que pode levar à depressão, auto-estima baixa, crise existencial e também à violência”, avalia.

Para ela, o jovem autor dos disparos, além de sofrer com o bullying, pode agora sofrer ainda mais com as consequências da tragédia: “Nada justifica o que ele fez, mas ele estava sofrendo. E se ele não tiver nenhum problema mental, neurológico, e agiu no impulso, ele vai se questionar por sua atitude e se culpar”.

Para evitar que tragédias como essa aconteçam, Dalma Ribeiro diz que é preciso melhorar o diálogo em casa e incentivar os jovens a participarem mais da família. “A maioria dos adolescentes são muito introspectivos, já tem o comportamento de ficar trancado no quarto, na internet, no celular. Falta comunicação com a família, e isso dificulta, muitas vezes, os pais perceberem que o filho está sofrendo com o bullying”, pondera.Colégio Goyazes

0 comentario
0

Deixe um comentário