A Cidade de Goiás é palco de mais uma histórica edição da Semana Santa, que ocorre entre os dias 13 e 19 de abril. Reconhecido como Patrimônio Mundial, o evento reúne tradições religiosas e culturais profundamente enraizadas na identidade do município. Pensando neste cenário turístico tão importante, a Equatorial Goiás tem realizado investimentos significativos na rede elétrica do município. As ações de reconstrução e manutenção visam, não apenas atender às demandas sazonais, como nos períodos em que a cidade recebe grande fluxo de turistas, mas garantir a estabilidade e confiabilidade do serviço no cotidiano dos moradores.
Um dos destaques das ações realizadas na Cidade de Goiás foi a substituição de um religador antigo por um mais moderno e eficiente, mas, afinal, o que é um religador? De forma simples, o religador é um dispositivo instalado na rede elétrica que ajuda a proteger o circuito contra falhas. Ele funciona como uma espécie de ‘chave automática’, que detecta problemas na rede como curtos-circuitos ou quedas de energia, e pode desligar e religar o sistema de forma segura e controlada.

“Com o novo religador, podemos identificar e isolar possíveis falhas na rede de forma remota, o que reduz consideravelmente o tempo necessário para restabelecer a energia em caso de interrupções. Essa tecnologia traz mais agilidade e eficiência, garantindo que os clientes fiquem menos tempo sem energia,” afirma o gerente de obras e manutenção, Tiago Orgado.
Desta forma, a Equatorial Goiás consegue monitorar a rede elétrica em tempo real e fazer ajustes à distância. Essa tecnologia é conhecida como telemanobra, que permite que as equipes técnicas realizem operações diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), em Goiânia, sem a necessidade de enviar técnicos ao local.
“A telemanobra é um grande avanço para o sistema elétrico. Em vez de esperar que uma equipe chegue até o local para fazer reparos, conseguimos resolver muitas situações remotamente. Isso reduz significativamente o tempo que os clientes ficam sem energia em caso de falhas,” explica o gerente.
Como parte da preparação para a Semana Santa da Cidade de Goiás, foram realizadas inspeções na rede elétrica que atende à cidade. “Durante essas vistorias, foram identificadas mais de 25 anomalias, como vegetação próxima à rede, postes danificados e a necessidade de manutenção em condutores. É importante destacar que todas essas ocorrências foram corrigidas de forma preventiva, já que não apresentavam risco imediato para a realização das festividades”, ressalta Tiago.
Além disso, foi elaborado um plano de ação para possíveis ocorrências no sistema elétrico durante o evento. Para isso, equipes especiais estarão de plantão ao longo de toda a programação da Semana Santa.
Obras garantem estabilidade no sistema elétrica
Outra ação importante realizada pela distribuidora foi a interligação de alimentadores, que são os circuitos responsáveis por distribuir energia para diferentes regiões da cidade. Antes da obra, esses alimentadores funcionavam de maneira isolada, o que significava que, se um deles apresentasse problemas, toda a área atendida por aquele circuito ficava sem energia até que o reparo fosse feito.

Com a interligação dos alimentadores, é possível realizar o que os técnicos chamam de “manobras de suplência”. Na prática, isso significa que se um dos circuitos tiver algum problema, a energia pode ser transferida para o outro circuito, garantindo que os consumidores fiquem o menor tempo possível sem fornecimento.
“Essa obra traz uma segurança muito maior para o sistema elétrico da cidade. Se houver um problema em um alimentador, podemos rapidamente transferir a carga para outro, garantindo que a população não fique sem energia por longos períodos,” destaca o superintendente da Regional Sudoeste, Adriano Coloni.
Procissão do Fogaréu
Um dos momentos mais aguardados é a tradicional Procissão do Fogaréu, marcada para a noite desta quarta-feira (16), às 23h59. Essa celebração, que possui 280 anos de história, é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. A procissão se trata de encenação que representa a perseguição e prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, conhecidos como farricocos. Descalços, com vestes longas e coloridas, chapéus pontudos e tochas nas mãos, os farricocos percorrem as ruas de pedra da cidade.
Este ano, a expectativa é que a procissão atraia cerca de 50 mil pessoas, incluindo turistas e fiéis de diversas regiões do Brasil. A Cidade de Goiás, com sua arquitetura preservada, oferece o cenário ideal para essa manifestação religiosa que alia fé, tradição e cultura.
Uma curiosidade que vai acontecer durante o Fogaréu, é o desligamento das luzes da cidade ao longo do trajeto. “A Equatorial Goiás mobilizou duas equipes de manutenção, formadas por 10 eletricistas, que vão apagar manualmente as luminárias públicas, poste por poste, ao longo do percurso da procissão. Após o encerramento do evento, as mesmas equipes farão a religação das luzes, garantindo a segurança e o restabelecimento da iluminação”, explica Tiago Orgado.
Patrocínio Semana Santa 2025
A Equatorial Goiás comprometida com o fortalecimento da identidade local e o respeito às manifestações populares, é uma das patrocinadoras da Semana Santa da Cidade de Goiás de 2025. Ao apoiar esse evento tão simbólico para o município e para todo o Estado, a empresa reafirma seu compromisso com a valorização das tradições culturais e com o desenvolvimento sustentável da região, contribuindo para que essa celebração histórica continue encantando gerações.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².