O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (14/08), de missa da novena da Festa de Nossa Senhora D’Abadia e São Benedito, em Itaberaí, no centro do Estado. A santa é padroeira do município, localizado a 100 quilômetros de Goiânia, e tem sua data celebrada em 15 de agosto. A celebração foi realizada no formato de Missa Sertaneja, quando as tradições e o trabalho do homem do campo são lembrados.
Com devoção em Goiás há quase três séculos, Nossa Senhora D’Abadia é louvada em romarias e novenas . O chefe do Executivo ressaltou a fé presente na história e na vida da população goiana. “Temos enfrentado muitas dificuldades. Mas só conseguimos superá-las com muita fé e por acreditarmos no Divino Espírito Santo. É isso que nos faz continuar a luta“, disse o governador para lembrar que iniciou a sua gestão, em 2019, com um quadro fiscal muito difícil e, logo em seguida, veio a crise sanitária com a pandemia.
O governador elogiou a festa em Itaberaí, voltada para Nossa Senhora D´Abadia e São Benedito, e que se encerra nesta segunda-feira (15). Lembrou que nos dois anos em que não foi possível realizar a festa, em razão da pandemia, isso não a diminuiu, mostrando que a população tem verdadeira devoção e muita fé por Nossa Senhora.
O Chefe do Executivo também reforçou que atua para que o homem do campo, especialmente o pequeno produtor, tenha condições de produzir e de ser bem remunerado pelo seu trabalho diário na lida e no dia a dia da produção que coloca comida na mesa da sociedade goiana.
A Paróquia Nossa Senhora D’Abadia integra a Diocese da cidade de Goiás, que tem como bispo Dom Jeová Elias e como bispo emérito Dom Eugênio Rixen. O pároco da igreja é o padre Daniel Bertuzzi. Sacerdotes enalteceram o simbolismo da santa e suas lições para os dias atuais. Em sua homilia, o padre Daniel falou da missão dos cristãos, batizados para servir a todos. “O evangelho de hoje é para mexer com as pessoas. Jesus quer uma Igreja Samaritana e lava-pés, que vá ao encontro do povo”, pregou, ao lembrar também que neste domingo foi comemorado o Dia dos Pais, que precisam, segundo o padre, cuidar das suas famílias, e que sejam trabalhadores e atentos na construção de uma vida em comunidade melhor.