Início » Em comemoração ao Dia do Médico, profissionais receberam a Comenda Nabyh Salum, na noite dessa 4ª-feira (18/10)

Em comemoração ao Dia do Médico, profissionais receberam a Comenda Nabyh Salum, na noite dessa 4ª-feira (18/10)

de Antônio Paulino
390 visitas

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou médicos de destaque em Goiás, em sessão solene realizada na noite dessa quarta-feira, 18, com entrega da Comenda Nabyh Salum. O evento foi organizado pela Comissão de Saúde da Casa, que tem como presidente o deputado Gustavo Sebba (PSDB), em parceria com o deputado José Machado (PSBD).

A sessão foi conduzida, inicialmente, pelo presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), que teve ao seu lado na mesa dos trabalhos: os deputados e também médicos José Machado e Gustavo Sebba, propositores da solenidade, Jamil Calife (PP), Dr. George Moraes (PDT), Lucas do Vale (MDB), Cairo Salim (PSD) e Julio Pina (Solidariedade), cujas esposas são médicas, e Amauri Ribeiro (UB).

Várias autoridades

Ainda compuseram a mesa, os ex-deputados e ex-presidentes da Casa, Helio de Sousa (PSDB) e Jardel Sebba (PSDB) e o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto, no ato representando o Tribunal de Justiça de Goiás. O ato foi prestigiado pelos prefeitos de Rio Verde, Paulo do Vale (UB), de Santa Helena, João Alberto Rodrigues (Patriotas), e de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP). Várias outras autoridades também se fizeram presentes.  

Ao fim das apresentações iniciais, Bruno Peixoto sugeriu que os colegas médicos se revezassem na presidência dos trabalhos. O primeiro a assumir a condução da mesa foi George Morais, que concedeu a palavra a Gustavo Sebba, para proferir seu discurso. O tucano cumprimentou Helio de Sousa, propositor da instituição da comenda, começando o movimento de homenagem à categoria. Segundo ele, a Comenda Nabyh Salum se tornou a maior honraria concedida aos profissionais médicos do Estado.

Quem foi Nabyh Salum

O médico Nabyh Salum nasceu em Minas Gerais, mas construiu sua carreira em Goiás, sendo um dos médicos mais importantes do Estado. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego), além de ter estado à frente da implantação da cooperativa Unimed, no Estado, e participado da construção da Associação Médica de Goiás (AMG), instituição da qual foi presidente por oito mandatos.

Nabyh Salum faleceu aos 83 anos, no dia 30 de novembro de 2016.

O Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, é uma data de origem cristã, que homenageia São Lucas, considerado o patrono e protetor dos médicos.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário