Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Como fica a chance de cada um nessa eleição: Marconi e Iris

Como fica a chance de cada um nessa eleição: Marconi e Iris

de Antônio Paulino
6 visitas

Vamos exercitar um pouquinho a matemática para descobrir quem tem mais chance de vencer a eleição em Goiás nesse segundo turno. No primeiro turno, Marconi teve a maior votação, 1.451.000 votos, arredondando o número; Iris ficou com 898 mil votos. Os demais candidatos a governador, juntos, tiveram 813 mil votos.

Vamos partir do pressuposto de nesse segundo turno os eleitores de Marconi vão continuar votando nele e os eleitores de Iris também não vão mudar de candidato. Pois bem, Marconi já está com vantagem. Aliás, grande vantagem. Se pegarmos os 813 mil eleitores e dividi-los ao meio, metade pra um e metade pra outro, Marconi ainda continua na frente e venceria o pleito. Mas, vamos supor que setenta por cento desses eleitores resolvam votar em Iris Rezende. Acrescentaria-se, então, mais 569 mil votos para o candidato do PMDB e ele ficaria com 1. 467.000 mil votos. Marconi teria 1.451.0000 mais 30%, ou seja, 244 mil votos que eram dos outros candidatos, isso totalizaria 1.695.000 votos. Marconi vence.

Por outro lado, a tendência nesse segundo turno é que Marconi, e não Iris, deverá ter a maioria dos votos que eram dos outros candidatos, o chamado “voto útil”, ou seja, aquele voto que é dado ao candidato mais cotado para vencer a eleição. Resumindo essa confusão: Todas as probabilidades de vitóriaMarconi e iris a conspiram a favor de Marconi Perillo.

0 comentario
0

Deixe um comentário