Início » Cidade de Cabeceiras/GO só elege homens há 20 anos para prefeito, vice e vereador

Cidade de Cabeceiras/GO só elege homens há 20 anos para prefeito, vice e vereador

de Antônio Paulino
21130 visitas

Cabeceiras, na região norte de Goiás, há mais de 20 anos elege apenas homens para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O prefeito da cidade, Everton Francisco de Matos (PDT), o Tuta, lembra que o município nunca teve uma mulher no comando da prefeitura desde a emancipação do município, em 1958.

Falta a participação efetiva [de mulheres] com esse objetivo [de representação política]“, afirmou o prefeito Everton Francisco de Matos, ao g1.

A última e única mulher eleita para o cargo de vereadora ocorreu em 1996. Trata-se da parteira Sebastiana Pereira Cordeiro, na época com 52 anos. Ela obteve 148 votos e ocupou a última de nove cadeiras na Câmara Municipal. Em 2000, a vereadora buscou a reeleição, teve oito votos a menos e não foi eleita. Sebastiana faleceu em 2018.

Duas décadas depois, em 2016, uma sobrinha da vereadora, a conselheira tutelar Maria das Graças Alencar, a Maria Ceará, concorreu a uma das nove vagas para a Câmara de Cabeceiras. Ela foi uma das 11 mulheres em um universo de 35 candidaturas a vereador. No entanto, conseguiu apenas 163 votos, pelo PSDC (hoje Democracia Cristã – DC) e não conseguiu repetir o feito da tia.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário