Para auxiliar nas buscas e resgates em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o Governo de Goiás enviou uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) ao município fluminense. A guarnição é formada por quatro militares e três cães farejadores. Eles irão se concentrar na região do Morro da Oficina. No local, pelo menos 40 casas foram soterradas após forte chuva que caiu sobre a cidade, nos últimos dias.
A autorização saiu nesta sexta-feira, 18, e foi assinada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), pelo secretário de segurança Pública (SSP-GO), Rodney Miranda e o comandante-geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. Os militares são da 2ª Companhia Independente de Anápolis. Além do pessoal, serão deslocados uma viatura e o avião do CBMGO.
Segundo Mendonça, os cães enviados para a missão já participaram de outras operações semelhantes. Uma delas, inclusive, a cadela Cristal, atuou em Brumadinho, Minas Gerais, em uma situação semelhante a essa, de pessoas desaparecidas e busca em terreno com lama. “Todos os três cães possuem a certificação nacional para esse tipo de busca”, acrescentou o capitão.
Recentemente, o CBMGO também atuou nas tragédias em Minas Gerais, e na Operação SOS Bahia, realizada em dezembro do ano passado, quando mais de 70 municípios baianos enfrentaram também enchentes e inundações. Na ocasião, oito militares foram designados para a operação.