Com o objetivo de capacitar os técnicos para implementar o programa Aconchego Rural, a Emater Goiás promove treinamento entre os dias 24 e 28 de março em Aruanã. A capacitação é ministrada pela especialista em turismo rural Fernanda Tainã Castro e conta com a participação de representantes de todas as regionais do estado.

De acordo com o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a proposta do treinamento é despertar o olhar do time de campo para o potencial do turismo rural em Goiás. “O engajamento de todos é necessário para impulsionar a atividade e garantir mais uma alternativa de renda para os produtores, agregando valor aos seus produtos e à sua propriedade. A qualificação da equipe é o primeiro passo para o avanço do turismo rural no estado”, completa.
Além de painéis com temáticas como fundamentos do turismo rural, sustentabilidade, divulgação e marketing, a programação conta com visita às aldeias indígenas Buridina e BdéBure. O grupo foi recepcionado pela cacique Valdirene e a experiência foi guiada por indígenas da comunidade, proporcionando uma vivência autêntica e respeitosa com os saberes e a cultura local.
Segundo a coordenadora do treinamento, Renata Mendonça, o objetivo da atividade é criar propostas que valorizem a cultura indígena, promovam o turismo sustentável e contribuam para o fortalecimento das cadeias produtivas locais, gerando impactos positivos para a comunidade além de promover o acesso das comunidades às políticas públicas do Governo de Goiás direcionadas para o segmento.