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Governo de Goiás articula investimentos para trechos goianos da Ferrovia Centro-Atlântica, incluindo ramal que passa por Catalão

de Antônio Paulino
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O Governo de Goiás reivindica maior volume de investimentos e de obras de requalificação nos trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que cortam o Estado, após a renovação do contrato de concessão deste modal que será feita pelo governo federal com a iniciativa privada. Segundo o vice-governador Daniel Vilela, outro pleito relevante é a construção de um ramal da ferrovia que ligue Anápolis à cidade de Araguari (MG).

Nosso objetivo é facilitar o escoamento da produção goiana, a redução significativa de custos do frete e, principalmente, aumentar a competitividade dos nossos produtos”, destacou Daniel durante audiência pública realizada na segunda-feira (21/10) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Goiânia. A reunião foi coordenada pelo diretor da entidade, Lucas Asfor, e pelo ouvidor Robson Crepaldi.

Com 7,8 mil quilômetros de extensão, a FCA atravessa, além de Goiás, os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A renovação da concessão por mais 30 anos, que prevê investimentos privados da ordem de R$ 24 bilhões, abrange 5,7 mil quilômetros de trilhos e inclui os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.

Este montante de recursos, afirma a ANTT, será empregado em infraestrutura, tecnologias e na ampliação da capacidade de transporte. Em território goiano, as obras na malha ferroviária estão programadas em Luziânia, Pires do Rio, Catalão, Vianópolis e Ipameri. A partir de agora, as reivindicações e sugestões apresentadas na audiência pública serão acrescentadas aos estudos técnicos que estão sob responsabilidade da Agência de Transportes Terrestres antes da definição acerca da renovação da concessão.

Entorno do DF
Diante de representantes da ANTT e do Ministério dos Transportes, o vice-governador Daniel Vilela aproveitou a oportunidade para reforçar o projeto do Executivo estadual de instituir um consórcio semelhante ao que existe na região Metropolitana, com o Governo de Goiás à frente, para melhorar “substancialmente” o sistema de transporte coletivo no entorno do Distrito Federal.

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