Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Goiás terá 10 novos Colégios Estaduais da Polícia Militar a partir de 2023, anuncia o governo

Goiás terá 10 novos Colégios Estaduais da Polícia Militar a partir de 2023, anuncia o governo

de Antônio Paulino
59 visitas

O número de unidades vai saltar de 64 para 74, sendo que quatro serão novas e as outras seis são escolas cívico-militares que passarão por uma reestruturação. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (13), pelo superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Goiás, coronel Mauro Vilela, em entrevista ao programa Chega Pra Cá, apresentado pela jornalista Cileide Alves e transmitido pelo jornal O POPULAR.

As novas unidades ficarão em Goiânia, Cidade Ocidental, Bela Vista e Silvânia. Apenas a da capital, no Setor Palmito, começará a funcionar já no início de 2023. “Os militares já estão fazendo a transição”, diz Vilela. Atualmente, a unidade é um colégio estadual regular e atende 930 estudantes. Eles permanecerão matriculados no local quando ele se tornar um CEPMG. “Depois, vamos dar prioridade para as escolas cívico-militares, já que os militares já estão ali e os alunos já aderiram ao regime. Em seguida, avançamos para as outras três”, relata.

A vulnerabilidade social foi determinante para escolha dos locais onde as unidades ficarão. Vilela não considera que a presença da polícia dentro das escolas seja um sinal de que a segurança pública do Estado falhou. “Trouxe uma sensação de segurança para a comunidade, já que a escola tem uma viatura que, além de fazer todo o serviço relacionado a unidade, também faz o patrulhamento em volta do colégio. O que chamamos de cinturão de segurança. Não vejo como uma falha. Os municípios cresceram muito e não conseguimos acompanhar esse crescimento.

Fardas

O governo estadual promete investir R$ 45 milhões na aquisição de fardas para todos os estudantes dos CEPMGS até o final do primeiro semestre. No momento, a rede atende em torno de 65 mil alunos. Os estudantes do CEPMG do Setor Palmito e as outras seis escolas cívico-militares que serão transformadas em colégios militares serão os primeiros a receberem o kit com a farda e o uniforme destinado para atividades físicas (confira quadro ao lado). “Depois, os outros serão contemplados”, diz Vilela.

A reportagem consultou o valor de um kit do mesmo tipo em uma loja de uniformes da capital e, atualmente, ele custa R$ 876,20. O oferecimento das fardas de forma gratuita é uma promessa desde o final de 2021. Entretanto, em 2022, apenas os estudantes do CEPMG de Mozarlândia e da escola cívico-militar de Santo Antônio do Descoberto receberam os kits. “O processo licitatório começou no início desse ano e veio se arrastando. É muito burocrático e o valor é alto”, afirma Vilela.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário