Cultura-Governo
Início » Goiás avança na exploração de terras raras com nova planta da Aclara Resources

Goiás avança na exploração de terras raras com nova planta da Aclara Resources

de Antônio Paulino
7278 visitas

O vice-governador Daniel Vilela representou o Governo de Goiás, nesta sexta-feira (25/4), durante a inauguração da planta piloto da Aclara Resources, no Polo Empresarial, em Aparecida de Goiânia. Com aporte de R$ 30 milhões, a planta processará 500 toneladas de argilas iônicas extraídas no município de Nova Roma e representa o primeiro passo para a instalação da unidade industrial definitiva no Nordeste goiano, cuja previsão é de R$ 2,8 bilhões em recursos e geração de 5,7 mil empregos.

“Estamos falando de um projeto inovador, transformador e de repercussão internacional. Goiás vai se tornar o ponto central da mineração de terras raras para o mundo todo”, afirmou. Ele reforçou o comprometimento do governador Ronaldo Caiado com o desenvolvimento da região: “Meu pai, Maguito Vilela, levou os primeiros investimentos à região. Depois disso, o Estado ficou ausente até a chegada de Caiado, que tem investido, visitado e praticamente dobrou a capacidade de escoamento da produção“.

A planta em Aparecida deve gerar amostras com mais de 95% de pureza e permitirá validar o processo patenteado pela empresa, chamado Colheita Mineral Circular, que minimiza o impacto ambiental ao reutilizar 95% da água. Somente este projeto piloto já gerará 80 empregos diretos e indiretos. “Goiás é um estado fantástico em condições geológicas. Desde o início, encontramos um ambiente muito propício para negócios, com uma recepção incrível do governador, do vice-governador, do secretariado e de toda a equipe”, destacou o CEO da empresa, Ramón Barúa Costa.

O prefeito de Nova Roma, Eleuses Gonzaga, celebrou o marco: “Esse é um momento histórico para nossa cidade e para Goiás.” A solenidade também contou com a presença do prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, que ressaltou a importância do projeto para o município: “Aparecida se sente honrada com o projeto piloto, que promove geração de emprego e receita. Nossa cidade está de braços abertos para acolher esta e outras empresas”.

Terras raras
A exploração de terras raras, como ocorre no projeto da Aclara Resources em Goiás, consiste na retirada de elementos químicos especiais presentes em minerais e argilas do tipo iônico. Esses elementos, chamados de terras raras, são essenciais para várias indústrias, incluindo a de energia renovável (como turbinas eólicas), veículos elétricos e dispositivos eletrônicos.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário