Detran-SNT
Início » Catalão está entre as dez cidades mais seguras de Goiás dentre os municípios goianos com mais de 100 mil habitantes

Catalão está entre as dez cidades mais seguras de Goiás dentre os municípios goianos com mais de 100 mil habitantes

de Antônio Paulino
443 visitas

A segurança pública é um dever do governo municipal para prevenir situações de furtos, mortes, vandalismo e outras formas violência, para garantir uma cidade mais segura para a população. Foi divulgado o ranking das Cidades Mais Seguras de Goiás, e o município aparece em décimo lugar, segundo os dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O Estado de Goiás tem 246 municípios e o ranking foi elaborado com base na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes de cada município goiano. A escolha se deu pela consistência dos dados em relação ao nível populacional de cada cidade, e com o intuito de calcular o índice, foram analisados mais de 1,5 milhões de laudos de óbitos baseados no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano de 2022, em todos os municípios do Brasil.

A taxa registrada em Catalão é de 27,1 homicídios a cada 100 mil habitantes. Santo Antônio de Jesus (BA), última colocada no ranking geral de segurança, possui taxa de violência quatro vezes maior que em Catalão.

A cidade mais segura do estado de Goiás é Itumbiara, com taxa de 15,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2023 Cidades do mais Seguras do Brasil©, iniciativa MySide que reúne informações do IBGE e do Ministério da Saúde.

Confira o ranking:

Itumbiara – 15,0 assassinatos/100 mil habitantes
Rio Verde – 19,5 assassinatos/100 mil habitantes
Anápolis – 21,1 assassinatos/100 mil habitantes
Goiânia – 21,5 assassinatos/100 mil habitantes
Trindade – 21,8 assassinatos/100 mil habitantes
Formosa – 22,5 assassinatos/100 mil habitantes
Novo Gama – 24,8 assassinatos/100 mil habitantes
Valparaíso de Goiás – 26,3 assassinatos/100 mil habitantes
Jataí – 26,8 assassinatos/100 mil habitantes
Catalão – 27,1 assassinatos/100 mil habitantes

Metodologia da pesquisa

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© da MySide possui metodologia específica que desenvolve uma métrica para violência para cada estado com base nos dados municipais de assassinatos, encontrados no Painel de Monitoramento de Mortes, do Ministério da Saúde.

A metodologia, que é diferente de outras pesquisas de segurança presentes no mercado, foi pensada para corrigir potenciais subnotificações de assassinatos em cada município do Brasil. O estado de São Paulo, por exemplo, teve cerca de 12% das mortes por causas não naturais classificadas de forma “não especificada” nos dados de atestados de óbito do estado em 2022. Essa subnotificação elevada no tratamento de dados no estado paulista pode ser a causa principal da diferença apontada pelo Secretário. Em Santa Catarina, por exemplo, menos de 3% das mortes não naturais são classificadas como “não especificadas” nos laudos médicos.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário