Início » Prefeitura de Catalão assina convênio com Ministério das Cidades, por meio da CEF, para ampliação das redes de água e esgoto na cidade

Prefeitura de Catalão assina convênio com Ministério das Cidades, por meio da CEF, para ampliação das redes de água e esgoto na cidade

de Antônio Paulino
9333 visitas

Na manhã desta quinta-feira, 12/12, aconteceu no Auditório da Prefeitura a assinatura de Termo de Compromisso firmado entre o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal, e a Prefeitura de Catalão para financiamento da construção de duas importantes obras de saneamento básico e ampliação da rede de água tratada na cidade.

Com relação à rede de água tratada, o Superintendente da SAE, Cairo Batista, revela que a empresa vai construir uma rede chamada de “linhão” com cerca de 9 quilômetros, partindo da Estação de Tratamento de Água, no Morro de São João, até os bairros localizados do outro lado da BR-050, chegando ao Pontal Norte, Castelo Branco e outros loteamentos onde residem aproximadamente 40 mil famílias que não vão mais enfrentar problema de falta de água a partir de quando a nova rede estiver concluída.

Os dois projetos do PAC somam, juntos, 16 milhões de reais, sendo oitenta por cento do Governo Federal e complemento de vinte por cento por parte da Prefeitura. Com esses recursos, que serão liberados a título de fundo perdido, ou seja, a Prefeitura não vai precisar pagar esse montante, não se trata de uma financiamento. Com esses valores, a SAE vai investir na construção de 50 mil metros de redes de esgoto que vão beneficiar 7 bairros de Catalão, alcançando cem por cento dos domicílio de Catalão.

Prefeito Adib Elias contou que Catalão foi o único município de Goiás que teve acesso a esses recursos federais uma vez que a Prefeitura local possui todas as certidões exigidas pela União para liberação desse tipo de financiamento por meio da Caixa Econômica Federal. O prefeito ainda fez questão de lembrar que Catalão é uma das poucas cidades de Goiás que detém autonomia do serviço de fornecimento de água e esgoto, graças à iniciativa sua de estudar e descobrir que a água é de propriedade do município e que tem o direito de explorar esse serviço. No início desse processo, muitos diziam que o prefeito jamais teria sucesso na disputa com a Saneago, empresa estatal que explora esse serviço em praticamente todos os municípios goianos.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário