Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Nota sobre as demissões na John Deere

Nota sobre as demissões na John Deere

de Antônio Paulino
570 visitas

Conforme foi alertado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), a John Deere demitiu nesta semana 48 trabalhadores. A empresa havia procurado o sindicato para anunciar os desligamentos, alegando ser necessária adequação na taxa diária de produção na fábrica.

 A princípio, de acordo com Carlos Albino, presidente do SIMECAT, havia a possibilidade de cerca de 150 demissões, depois esse número caiu para 120. Em reuniões realizadas com a John Deere e com muito esforço do sindicato, ficou acertada a implantação de lay off (suspensão temporária do contrato de trabalho), mas não para os 120 trabalhadores, como o SIMECAT almejava. Apenas, 70 entrarão nesse sistema.

No lay off, os contratos de trabalho serão suspensos por pelo menos quatro  meses. Durante esse período, o Governo Federal pagará ao trabalhador demitido o equivalente ao seguro-desemprego, e o restante do salário ficará por conta da empresa. Após esse prazo haverá uma nova rodada negociações para analisar a situação.

A exemplo do que ocorreu em janeiro, quando houve a demissão de 85 colaboradores e 45 foram poupados, com mudança de funções e utilização de banco de horas, o sindicato negociou benefícios para os demitidos. Eles terão direito a uma bolsa de qualificação para cursos no SENAI, no valor de R$ 3 mil, vale-alimentação ao final do aviso prévio, e mais um mês de plano de saúde.

No início de dezembro do ano passado, a John Deere havia comunicado ao sindicato a redução de 30% no volume de pulverizadores fabricados de 2022 para 2023. A queda seria de 2550 para cerca de 1700, ou seja, 850 equipamentos deixariam de ser produzidos. Somente no ano passado, quando a produção atingiu esse número, um dos maiores desde 2017, foram contratadas 400 pessoas para atender a demanda.

O SIMECAT lamenta as demissões ocorridas, mas compromete-se a colaborar para que os trabalhadores demitidos voltem ao mercado de trabalho.

Lara Cristina Alves – Assessoria de Imprensa SIMECAT

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário