A Prefeitura de Catalão intensificou neste mês ações voltadas à saúde mental da população em alusão à Campanha Janeiro Branco 2023. Desde o dia 09, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) – José Evangelista da Rocha entre outras unidades de saúde, vem realizando ações informativas através da entrega de folders e rodas de conversas com adolescentes, idosos e população em geral. Atividades como atendimento nas salas de espera da unidade, psicoeducação sobre saúde mental e acolhimento são promovidas durante todo o ano, mas executadas com mais ênfase neste mês.
Com tema ′A vida pede equilíbrio′, a campanha deste ano destaca a importância do autocuidado. “As pessoas precisam olhar para si mesmas com mais carinho e atenção, buscarem ajuda quando estão em sofrimento psicológico”, afirma a psicóloga e coordenadora do CAPS I, Jéssica Luciano dos Santos.
Segue a programação das próximas atividades que acontecerão no CAPS I:
Dinâmicas, psicoeducação em tira-dúvidas nas atividades grupais realizadas pelo serviço:
Grupo Transtorno Afetivo Bipolar 19/01 às 09h;
Grupo de Apoio pós- tentativa de suicídio 19/01 às 14h;
Oficina de Artes 23/01 às 13h;
Grupo de Psicoeducação 23/01 às 14h;
Oficina Dialógica 24/01 às 13h30;
Grupo Manejo das Emoções 24/01 às 9h;
Grupo Terapêutico de Personalidade 26/01 às 13h30;
Grupo Terapêutico Álcool e Drogas 27/01 às 08h.
Atendimento nas salas de espera – 23/01 e 27/01 às 13h;
Exposição de telas de pintura e demais produções das Oficinas e Grupos relacionados ao Janeiro Branco – 30/01 às 13h;
Assembleia Geral com temas de discussão referentes à campanha – 30/01 às 13h.
Vale destacar que as consultas no CAPS somente são agendas e realizadas após avaliações feitas no acolhimento, que é o primeiro contato do paciente com o serviço e realizado por profissionais de nível superior. É o momento em que a pessoa apresenta sua demanda e fala de suas necessidades. Caso não apresente transtorno mental grave e persistente, será encaminhado para acompanhamento em saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
O acolhimento no CAPS I ocorre de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, exceto no período no período vespertino das terças-feiras.
Documentos necessários para ser atendido
As pessoas que buscam ser atendidas no acolhimento devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima ou na sede do CAPS I, munidas dos documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de endereço. O serviço é realizado apenas presencialmente, ou seja, não é possível marcar via telefone.
Sobre o CAPS I
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) – José Evangelista da Rocha é um órgão mantido e administrado pela Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde, com objetivo de desenvolver e intensificar ações de conscientização, promoção e prevenção em Saúde Mental.
A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por 19 pessoas entre especialistas na área da saúde e com funções administrativas, sendo: 04 Médicos Psiquiatras, 04 Psicólogos, 01 Assistente Social, 01 Enfermeira, 01 Técnico de Enfermagem, 01 Farmacêutica, 01 Auxiliar de Farmácia, 03 executores administrativos, 01 motorista, 01 auxiliar de serviços gerais e 01 menor aprendiz.
O CAPS realiza cerca de 950 atendimentos por mês, e objetiva tratamento e reinserção social de pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes assim como aquelas com sofrimento decorrente do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Configura-se como um serviço de saúde aberto que realiza atendimentos por demanda espontânea ou encaminhados de outros serviços. Além do CAPS, o serviço de Saúde Mental no município se estende a Rede de Saúde Intra e Intersetorial promovendo constantes intervenções neste âmbito, referenciando o cuidado e a promoção de vida.
O Centro de Atenção Psicossocial fica na Rua da Resistência, 563, Bairro Teotônio Vilela. Para mais informações entre em contato por meio do telefone: (64) 3441-1813. Acompanhe as redes sociais da unidade: Caps José Evangelista (facebook), Capscatalao (instagram).
Outros serviços
Além de atendimentos psiquiátricos e psicológicos, é oferecida também assistência farmacêutica, de Enfermagem e Social.
Sobre o Janeiro Branco
A campanha acontece estrategicamente em Janeiro, devido ser o primeiro mês do ano, quando naturalmente as pessoas estão mais propensas a refletirem suas relações, escolhas, emoções e sentidos existenciais, muitas vezes com desejo de mudança.