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A fábrica da HPE em Catalão deverá receber recursos para ampliar seu portfólio, afirmou o CEO da empresa, Mauro Correia, em entrevista à Agência AutoData

de Antônio Paulino
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Temos um plano de crescimento que estamos desenvolvendo junto com a matriz, no Japão. Estamos discutindo aumento de portfólio ao longo dos próximos anos, pois temos condições de produzir mais modelos em Catalão”, disse Correia, justificando que o enxugamento de veículos se deu em torno da mudança de requisitos legais. “Estamos analisando os novos produtos importados do Japão e alinhando sobre quais traremos ao Brasil e quais apostaremos em um desenvolvimento futuro local, nos próximos três anos.

E no radar da companhia, segundo o executivo, estão versões híbridas, uma vez que há indícios que o País deverá seguir esta direção. “Ao que tudo indica este deverá ser o caminho, apesar de que temos visto a rediscussão em torno de híbridos e de elétricos, com pedidos para adiar o prazo da legislação na Alemanha. E a mudança de aposta de uma multinacional que só pretendia fabricar elétricos e que, agora, desenvolveu motor a diesel tratado como revolucionário. E o caso de uma montadora que, a princípio, também só apostaria em elétricos mas já está repensando sobre o híbrido para não perder mercado no Brasil”.

2 mil unidades

Saem das linhas de produção em Catalão, mensalmente, em torno de 2 mil unidades de veículos, sendo que aproximadamente 75% são da picape L200 Triton e, o restante, do SUV Eclipse Cross, também disponível na versão 4×4.

Temos a única picape com tecnologia japonesa produzida no Brasil. A maioria dos nossos concorrentes, considerando o segmento de picapes médias e grandes, exceto uma ou outra, que são fabricadas aqui, trazem seus veículos da Argentina com incentivo fiscal, o que foi renovado por lá.

Quem importa picapes da Argentina são Toyota com Hilux, Volkswagen com Amarok, Nissan com Frontier, e Ford com a Ranger. Correia argumentou que, por isso, é importante a renovação dos benefícios fiscais para as regiões Centro-Oeste e Nordeste, para, de acordo com ele, dar continuidade à geração de emprego e renda nas regiões.

Geração de empregos

A fábrica de Catalão emprega, diretamente, 2 mil funcionários. Mas, indiretamente, considerando o cálculo de que a cada emprego em montadora gera-se de quatro a cinco na cadeia, esse volume chega a 10 mil ou 12 mil empregos, 10% da população da cidade, 120 mil pessoas.

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