Foto: Cristina Mesquita
Quem é de Catalão, ou mora na há alguns anos aqui, já sabe que qualquer assunto serve de motivo para uma discussão envolvendo grupos políticos que dominam o poder local. Nos últimos dois dias a “briga” diz respeito à retirada ou não de árvores da Avenida 20 de Agosto. Pois bem, vamos olhar a situação não com olhares políticos.
Não sei quantos anos, mas aqueles pés de Flamboyant, espécie enorme, que não é apropriada para jardinagem, foram plantadas naquele local há mais de 50 anos, uma época em que não existiam as espécies que hoje existem, próprias para serem plantadas no meio da cidade.
Antigamente, os administradores plantavam qualquer variedade, levando em conta apenas sua beleza, como o caso do Flamboyant, sem imaginar que aquela espécie, tirando sua beleza, causaria outro transtorno. Há muitos anos atrás, na verdade, as árvores grandes que existiam nos jardins e canteiros centrais da cidade, não causavam nenhum problema, porque quase não existia trânsito, nem pavimentação tinha.
Hoje a realidade é outra. Observe, sem olhar político, como aqueles Flamboyants estão inadequados para o local. Cresceram demais, as raízes estão quebrando as muretas que as cercam, os galhos crescem muito e atrapalham o trânsito no local, e, por serem muito velhas, estão ameaçando a segurança dos comerciantes, pedestres e motoristas que circulam por ali.
Então, sem dúvida, está na hora de tirar todas aquelas árvores dali e no seu lugar plantar outras espécies, mais adequadas para dar sombra e enfeitar a principal via do centro de Catalão. Falei. Sem politicagem.