Início » Projeto Pé na Estrada está a todo a vapor na Região Sudeste

Projeto Pé na Estrada está a todo a vapor na Região Sudeste

de Antônio Paulino
9 visitas

Capoeira SenzalaPé na Estrada é um projeto de formação artística e cultural destinado a crianças, adolescentes e jovens das cidades de Catalão, Campo Alegre, Três Ranchos e Goiandira. Com o projeto, as práticas, histórias e memórias da Capoeira serão vivenciadas por meio de oficinas, treinos, encontros e troca de saberes.

A concepção desse projeto parte do pressuposto que a Capoeira é uma prática cultural que transforma e dá acesso a uma vida socialmente e culturalmente valorizada. Esse projeto se fundamenta na crença da Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade, sendo ela uma prática que expressa a história, a memória, a resistência e as manifestações culturais do povo negro no Brasil, assim contribui para a valorização da cultura afro-brasileira, favorece o enfrentamento e combate ao racismo e adota como valores o estímulo a cooperação e o respeito a diversidade.

Com apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e protagonizado pelo Grupo Capoeira Senzala o projeto teve sua primeira fase se refere ao intercâmbio que foi realizado nas cidade de São Paulo e Rio de Janeiro onde os professores Sereia (Flávia Lima) e Dino (Pablo Wilkinson) tiveram a oportunidade e aprofundar técnicas com grandes mestres da Capoeira Brasileira, dando destaque ao Mestre Flávio Caranguejo (Flávio Luiz da Silva) e o Mestre José Renato Nunes; e no Rio de Janeiro com o Mestre Ferradura (Omri Breda) e o Mestre Marcos China (Marcos Fustagno).

A segunda fase do projeto já se iniciou, trata-se da realização de atividades formativas nas cidade de Catalão, Campo Alegre, Três Ranchos e Goiandira. As atividades incluem oficinas, cines-debates, confecção de instrumentos musicais, jogos e brincadeiras, rodas de capoeira, gincanas e danças populares. As inscrições para as oficinas já foram realizadas, mas ainda há vagas disponíveis e os interessados podem entrar em contato no (64) 9 9964 – 7432.

Ao final do projeto será realizado um Batizado e Troca de Cordas com apresentação dos resultados do projeto, com rodas de capoeira, encontro de ladainhas, apresentações de performances e dramatizações, o material produzido pelos beneficiários do projeto (poemas, desenhos, composições e afins), relatos de experiências e o registro visual.

0 comentario
0

Deixe um comentário