Por Cristina Mesquita
Depois de sete meses, a polícia civil concluiu as investigações da morte de Valdair Leonel, no presídio de Catalão, que no dia do crime, dividia cela com mais 14 detentos. Algumas mensagens foram distribuídas, as quais o delegado responsável, Vitor Magalhães, teve acesso. Os detentos fizeram um interrogatório a Valdair e depois o obrigaram a amarrar uma corda em seu pescoço e se jogar da cela.
Valdair estava preso por falta de pagamento de pensão alimentícia, porém, no dia do crime, ele recebeu uma carta do juíz para ouvi-lo sobre uma acusação contra ele, um ano antes: estupro de menor.
” A cadeia de Catalão pertence ao 1o Comando da capital. Não iremos admitir coisas em nosso sistema”, relataram detentos em uma das mensagens.
Noutro trecho, os detentos falam que Valdair contou o que aconteceu. Segundo a polícia, ele foi interrogado antes, sendo punido em seguida. ” Como veredito, colocaram uma corda em seu pescoço, obrigando-o a se jogar da cela”, disse Magalhães ao final das investigações.
Os detentos filmaram tudo e depois divulgaram as imagens em redes sociais.
As investigações tiveram a participação de quatro agentes, o delegado Vitor Magalhães e um escrivão. O inquérito já foi encaminhado ao Poder Judiciário.