O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado, afirmou em artigo publicado neste sábado (01/07) pela Folha de S. Paulo que o Brasil não pode seguir com um governo que atenta contra o Código Penal e ignora a falta de apoio da população, tentando manter-se no poder apenas com os aliados do Congresso Nacional. Ao citar a crise política do governo Michel Temer (PMDB) que se prolonga sem interrupção, o parlamentar voltou a afirmar que a única saída são eleições gerais.
“O saneamento não depende apenas de pôr na cadeia os agentes públicos que delinquiram. É preciso renovar todo o espectro político. Sem isso, estaremos enxugando gelo. É o déficit moral do Estado que alimenta a crise e o leva a digladiar-se em público, com troca de insultos entre as mais altas patentes dos Poderes. Inclui-se aí o próprio presidente Michel Temer, que neste momento concentra suas energias não em governar, mas num duelo verbal com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que o denunciou por crimes gravíssimos ao STF, cuja admissibilidade a Câmara dos Deputados irá avaliar”, afirmou.
Ronaldo Caiado defendeu que o País não pode agora, neste momento crucial, se apegar a “filigranas jurídicas, sobrepondo-as à realidade objetiva dos fatos”. Para ele, é urgente antecipar as eleições diretas. “Já perdemos tempo demais, em busca de uma saída que está à nossa frente”, concluiu.