Por sugestão do governador Marconi Perillo, o presidente Michel Temer autorizou, durante reunião com governadores, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a preparar de imediato um cronograma de renegociação das dívidas dos Estados com a instituição financeira. A União prepara renegociação superior a R$ 50 bilhões em dívidas dos governos estaduais com o banco, em duas etapas.
O compromisso entre o governo federal e os governadores estaduais foi firmado durante encontro na noite de terça-feira (13) no Palácio da Alvorada, ao qual compareceram 16 governadores, quatro vice-governadores e ministros da área econômica além do presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro.
A primeira, ainda este ano, com previsão de repactuação de R$ 20 bilhões de dívidas que contam com aval da União. A reunião foi marcada na sexta-feira da semana passada durante a comemoração do aniversário do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Naquele dia o governador Marconi Perillo conversou com o presidente Temer e os dois acertaram o encontro com os demais governadores para a noite desta terça-feira.
O governador reafirmou ter solicitado o jantar “porque os governadores estavam querendo conversar com ele para levar suas demandas”. No sábado mesmo Marconi enviou mensagens a todos os governadores convidando para o evento.
No início do jantar, o presidente Temer reconheceu o empenho do governador Marconi Perillo para agendar a reunião. “O Marconi até teve esta ideia, de nós nos reunirmos para discutir esse tema. Nós temos um novo presidente do BNDES e eu apreciaria muito que nós todos pudéssemos ter também uma solução para a questão do BNDES. Há dívidas lá que são garantidas pela União, que têm outro tratamento”, declarou o presidente Temer.