O senador Ronaldo Caiado (Democratas) foi aplaudido por produtores rurais e empresários do agronegócio durante a abertura da 16ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O líder do Democratas no Senado criticou o Estado por não oferecer infraestrutura mínima para o escoamento da produção, pela falta de segurança e defendeu alternativa que minimize os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a União a cobrar dos empregadores rurais a contribuição para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural.
Na presença do ministro Blairo Maggi, do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (PMDB), da senadora Lúcia Vânia (PSB) e várias outras autoridades, o parlamentar afirmou que lutará no Congresso para que a questão seja debatida amplamente em caráter de urgência. “Sei como os produtores rurais estão apreensivos com tudo o que tem ocorrido nesses últimos dias. A última notícia foi a decisão do STF que irá penalizar tantos produtores rurais. Queremos uma saída para isso e vamos buscá-la em caráter de urgência”, afirmou o senador, que tem avaliado com sua equipe técnica o assunto. “Vamos ainda fazer o périplo, caminhar até todos os ministros do tribunal para anunciarmos uma saída para o passivo do fundo rural”, afirmou.
No discurso mais aplaudido do dia, o democrata não deixou de mencionar as dificuldades enfrentadas pelo setor em Goiás por conta das péssimas condições de infraestrutura e segurança do Estado, que afetam principalmente os produtores. “Precisamos lutar fortemente pela infraestrutura e segurança. A carência aqui é enorme. O homem do campo é submetido cada vez mais a assaltos nas suas propriedades. Mas vamos lutar para que o setor possa mostrar não só sua capacidade de produção, não só sua condição superavitária, de único setor respeitado internacionalmente. Esse coração que impulsiona a agricultura vai impulsionar 2018. Vai mudar a política brasileira e a do nosso Estado”, disse.