Início » Desligamentos programados da Equatorial Goiás: por que eles são tão importantes?

Desligamentos programados da Equatorial Goiás: por que eles são tão importantes?

de Antônio Paulino
16368 visitas

Para garantir que o plano de reconstrução da rede elétrica continue em execução, a Equatorial Goiás promove uma série de medidas essenciais para o andamento adequado do trabalho. Entre elas, os desligamentos programados, que são realizados em pequenos trechos da rede elétrica, parte de ruas e ou avenidas, para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia para seus quase quatro milhões de clientes.

Com isso, a distribuidora entende que é fundamental que os clientes saibam como funciona o serviço, o envio de alertas para receber a programação e a dinâmica de cada obra em todas as regiões do Estado. São centenas de serviços realizados todos os dias em Goiás, entre troca de equipamentos, podas, instalações de postes e inspeções que garantem a recuperação dos mais de 200 mil quilômetros de extensão da rede de distribuição, equivalente a seis voltas inteira em torno da Terra.

Qual tempo de um desligamento programado?

A duração de um trabalho de interrupção programada varia de acordo com a complexidade do serviço que está sendo executado. Em todos os casos, o tempo é exatamente o necessário para que as equipes da concessionária possam realizar o trabalho com segurança. A Equatorial Goiás busca trabalhar também com a chamada linha viva, quando não é necessário interromper o fornecimento de energia, mas nem sempre isso é possível, porque algumas situações são mais complexas, por isso, interromper o fornecimento acaba sendo necessário para que as equipes possam atuar sem intercorrências e riscos.

O desligamento programado nada mais é do que desligar a energia para que a manutenção possa ser feita e nosso plano de reconstrução seja realizado na rede de distribuição. Eles são vitais para garantir a segurança dos clientes e dos colaboradores da companhia”, afirma o gerente de manutenção da Equatorial Goiás, César D’Avila.

Avisos de desligamentos

Todos os clientes que serão impactados pelos desligamentos são avisados com antecedência, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os comunicados são entregues nas residências dos clientes por meio de carta, além disso, a distribuidora divulgada a lista nas redes sociais e site. “Quando o desligamento é fundamental para aquele trecho da rede, buscamos reduzir os transtornos dos moradores, por exemplo, fora de horários de pico”, destaca César. Mesmo com a programação, um desligamento pode não ocorrer em função do clima, como em dias de chuva, porque as demandas emergenciais podem surgir e as equipes são deslocadas para urgências.

Assim, fique atento porque os avisos são entregues com no mínimo 72 horas de antecedência, informando a data, o horário e a duração em que suspensão será realizada, para que o cliente possa se programar.

Como saber sobre os desligamentos?

Semanalmente a Equatorial Goiás divulga os desligamentos programados por região do Estado. O cliente também pode se antecipar e consultar se haverá manutenção programada que atingirá sua unidade consumidora. Para isso, deve realizar o seguinte procedimento:   

  • Acessar a Agência Virtual da Equatorial Goiás no site https://www.equatorialenergia.com.br/, clicar em Goiás e, em Links Úteis, acessar Agência Web;  em seguida, digitar sua unidade consumidora (número disponível na parte superior da conta de energia, com fundo laranja), o CPF do titular e confirmar o captcha;  
  • no menu de Opções, à esquerda, clicar em Atendimento e, em seguida, Consulta de Desligamento Programado.  
  • Na área de Desligamento Programado estarão disponíveis a data, horário de início e fim do serviço e o tipo de tarefa a ser realizada. 

Mais informações podem ser obtidas por meio dos canais de comunicação oficiais:   

  • Central de Atendimento 0800-0620196;   
  • Agências de atendimento presencial, confira a lista aqui: https://www.equatorialenergia.com.br

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário