O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Entretanto, quando detectado na fase precoce, praticamente 100% das pacientes podem ser curadas.
Por essa razão, a Sefac, por meio do Programa de Apoio e Reinserção Social (Pares) articulou com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a Secretaria de Saúde de Davinópolis e o Sindicato Rural de Catalão para realizar o Programa Útero é Vida no município de Davinópolis, no dia 23 de março.
Mais de cem mulheres participaram do programa, que contou com a presença de Vanusa Bento Gomes, secretária de Assistência Social, de Roosevelt Evangelista Coutinho Gomes, secretário de saúde, de Esli Porto, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e de Celmar Santana Pires, mobilizador do sindicato rural de Catalão.