O governador Ronaldo Caiado, em entrevista ao programa CBN Goiânia nesta terça-feira (3/12), detalhou os benefícios esperados com a implementação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Durante a conversa com José Bonfim, Daniela Versiani e Cileide Alves, o chefe do executivo estadual destacou como a consolidação fiscal permitirá que Goiás amplie sua capacidade de investimento em infraestrutura, saúde e educação, sem romper o teto de gastos.
![](https://www.jornalditoefeito.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Investimentos-1024x683.jpg)
Se aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo presidente, o projeto possibilitará a Goiás um incremento de R$ 3 bilhões no orçamento para investimentos em 2025. “Com o Propag, garanto que até eu entregar o governo, nós estaremos em uma posição ímpar em relação aos demais estados da Federação. Seremos, provavelmente, o único estado no país que vai ter capacidade de ter um caixa acima da sua dívida consolidada”, assegurou Caiado.
“O Propag flexibiliza o teto de gastos e nos dá uma projeção mais ampla para investimentos. Hoje, seguimos o que gastamos no ano anterior, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com o Propag, podemos utilizar até 70% do excedente da arrecadação para obras e serviços essenciais”, afirmou o governador, ao ressaltar o trabalho realizado no Congresso Nacional para avançar com a matéria.