Início » Projeto sociocultural promove inclusão e desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos em escolas públicas de Catalão

Projeto sociocultural promove inclusão e desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos em escolas públicas de Catalão

de Antônio Paulino
10729 visitas

O projeto “Minha Primeira Infância”, aprovado pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura – PRONAC 23.2077), foi implementado em três instituições públicas de Catalão, beneficiando mais de 300 crianças de 0 a 6 anos. Realizado pela
Global Communities Brasil em parceria com a John Deere, o projeto visa promover o desenvolvimento integral das crianças por meio de oficinas culturais, como Expressão Corporal, Arte do Brincar, Musicalização e Contação de Histórias.


“Acreditamos que investir na primeira infância, com amor, cuidado e estímulo, é essencial para garantir que as crianças alcancem seu pleno potencial e se tornem adultos mais equilibrados e saudáveis, impactando positivamente a sociedade,” afirma Fernanda Mello, diretora de programas da Global Communities Brasil e Argentina.


Impacto e Sustentabilidade
Além das oficinas, 70 professores participaram de uma formação de 20 horas, tornando-se replicadores das atividades culturais no ambiente escolar, assegurando que mais crianças sejam beneficiadas no futuro.


Revitalização dos Espaços Educativos
Com o apoio do projeto, os três CMEIs de Catalão receberam melhorias em suas infraestruturas. Cada escola selecionou um espaço para ser revitalizado, criando ambientes lúdicos que incentivam o aprendizado e a criatividade. Entre as melhorias, destaca-se a revitalização do “Espaço do Brincar” na CMEI Ana Maria, e a criação de áreas temáticas voltadas ao desenvolvimento infantil nas CMEIs Henriqueta e Lázaro.


Eventos Culturais
Nos dias 08, 09 e 10 de outubro, as instituições participantes abriram suas portas para eventos culturais, proporcionando uma experiência interativa entre as crianças e suas famílias. Durante os eventos, as famílias puderam acompanhar as atividades realizadas ao longo do ano e participar de oficinas lúdicas, fortalecendo o vínculo familiar e promovendo a inclusão social.

Sobre o Projeto
Além de Catalão, o “Minha Primeira Infância” também está presente em Campinas e Recife, beneficiando no total 1.588 crianças com mais de 5.000 horas de oficinas e capacitando 160 educadores. O projeto ainda promoveu a geração de renda ao contratar equipes locais e investir na infraestrutura das escolas participantes.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário