Início » Não é verdade que o presidente da Câmara Municipal é o vereador mais votado do pleito, é preciso participar de outra eleição interna na Câmara

Não é verdade que o presidente da Câmara Municipal é o vereador mais votado do pleito, é preciso participar de outra eleição interna na Câmara

de Antônio Paulino
15627 visitas

Dizem que o vereador mais votado tem o direito de ser presidente da Câmara Municipal. Não é bem assim. Para ser presidente é preciso passar por outra votação interna na Câmara, quando os vereadores decidem, em votação, quem será o presidente. Apurados os votos da eleição desse ano, o vereador Cláudio Lima recebeu a maior votação, com 2.101 votos. Muitos já imaginam que será ele o presidente do legislativo municipal. Não é um processo automático, é preciso que haja a eleição e, sendo assim, Cláudio Lima já está articulando juntos aos outros eleitos a formação de uma chapa para concorrer ao cargo, cuja eleição acontece no último dia do ano.

A eleição para escolha do presidente da Câmara é disputadíssima, é preciso ser bom articulador para montar uma chapa e sustentar esse grupo até a hora da votação. É comum um vereador montar uma chapa e na hora da votação alguém resolve mudar de lado e passa a apoiar a chapa concorrente.

Geralmente o prefeito costuma falar que não se mete nessa disputa, mas, também, não é bem assim. O prefeito tem interesse na eleição de algum vereador, que seja mais próximo dele, uma pessoa da sua confiança. Portanto, Cláudio Lima não será declarado, automaticamente, presidente, ele vai precisar articular, formar uma chapa e fazer com que esse grupo se mantenha unido até na hora da votação.

É preciso ter cuidado para que ninguém deixe o grupo poucos minutos antes da votação. Cláudio Lima é experiente, bom de articulação. Quem sabe poderá ser ele o próximo presidente da Câmara Municipal de Catalão.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário