Os moradores do bairro Santo Antônio, localizado em Mâncio Lima (AC), a 298 km de Rio Branco, construíram uma fogueira de 20 metros de altura em comemoração ao dia do santo casamenteiro, nesta sexta-feira (13). Para a realização do trabalho foi necessário o empenho de mais de 20 homens. A fogueira gigante é uma tradição na comunidade e será acesa na noite desta sexta.
Um dos moradores mais antigos da comunidade, José Costa de Matos , afirma que há 20 anos a fogueira é construída para comemorar o dia do santo.
“A primeira fogueira que nós construímos foi há 20 anos, ela tinha apenas 12 metros de comprimento, mas a cada ano que passa a gente faz um pouco maior. Se Deus nos permitir no outro ano faremos esse mesmo trabalho , mas ela vai ficar ainda mais alta. O fogo dela dura quase dois dias”, contou o morador e devoto de Santo Antônio.
O trabalho dos homens começa na floresta, de onde tiram a lenha. Há três anos máquinas ajudam a erguer os quatro pilares principais. Antes o trabalho era mais árduo, eram os próprios homens que levantavam com a ajuda de cordas as peças principais da formação da fogueira.
Casamenteiro e bondoso
O pároco Benedito Ferreira, explica que Santo Antônio não é conhecido apenas por ser um santo casamenteiro, mas também por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos. As pessoas que conseguem algumas graça, segundo ele, costumam doar pão aos pobres. Ele explica ainda que a fogueira é um símbolo de luz para igreja.