A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Infraestrutura, organizou várias ações visando colaborar com os romeiros que vão sair de Catalão com destino à Vazante (MG), para participar da tradicional Festa da Lapa. Um dos primeiros serviços realizados foi o patrolamento de um desvio para acesso à GO 506, que é utilizado como alternativa para a ida à Vazante. O serviço também se estendeu a GO 440, de acesso à região Martírios. O trabalho foi executado em parceria com a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).
Quem passar por essa estrada que foi recuperada também contará com um ponto de apoio para os romeiros, próximo a ponte da divisa de Goiás com Minas Gerais. O local tem acampamento coberto, banheiros químicos e com chuveiros. Também haverá a distribuição de frutas e água. Por meio da Secretaria de Saúde, uma equipe formada por três fisioterapeutas, técnico em enfermagem e um motorista para serviços de logística já está no local, trabalhando 24 horas até a sexta-feira, 1º de maio.
Outra inovação é que foram fixados diversos banners de orientação. Alguns avisam aos motoristas sobre a presença de romeiros nas pistas, pois muitas pessoas percorrem o caminho a pé, pagando promessas. Outros orientam a distância que falta até o ponto de apoio montado pela prefeitura.
A Festa da Lapa termina no domingo, 3 de maio.