A Equatorial Goiás registrou, de janeiro a abril deste ano, cerca de 1.825 abalroamentos, que são ocorrências com postes danificados por veículos. A média é de 15 acidentes por dia, em todo o estado e as cidades com mais registros de ocorrência são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Anápolis, Jataí e Luziânia, respectivamente. Os dados são elevados e apontam que esse tipo de incidente costuma se concentrar próximo aos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. A distribuidora faz um alerta sobre os cuidados necessários, em caso de acidentes, e reforça, ainda, a importância de entrar em contato com a companhia para garantir que não haja riscos à população.
O gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, informa que, uma ocorrência com um poste derrubado significa, em média, seis horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada. “Em alguns casos mais graves e complexos, é necessário aguardar liberação da perícia policial para iniciarmos os trabalhos de recomposição, o que pode aumentar o tempo em que os clientes ficam sem energia”, comenta.
Confira abaixo algumas orientações para tornar o trânsito mais seguro e saber o que deve ser feito em casos de acidentes envolvendo postes da distribuidora:
- Caso tenha queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
- Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
- Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;
- No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente;
- Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando as condições dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
- Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
- Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
- Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
- Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário.
Canais de atendimento
Quando situações como essas acontecem, a Equatorial Goiás deve ser comunicada imediatamente para realizar os desligamentos emergenciais, além da troca do poste.
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem acessar os canais de atendimento disponíveis: Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br; aplicativo Equatorial Goiás, disponível para Android e iOS; atendente virtual Clara, enviando um “Oi” para o WhatsApp (62) 3243-2020; Call Center 0800 062 0196 ou nas agências distribuídas por todo o estado.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².