Até a manhã desta sexta-feira (23), o programa Saúde em Movimento, já havia realizado cerca de 830 atendimentos e receitado mais de 700 óculos. Lançado pelo prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), e organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação visa reduzir o déficit de consultas oftalmológicas e odontológicas existente no município. “Nós estamos tentando zerar a demanda de oftalmologia e odontologia, que é muito grande. Já fizemos outros exames em parceria com o Estado – mais de quatro mil. Acredito que agora, se não zerar, vamos minimizar bastante”, falou o prefeito.
Os moradores estão sendo atendidos, em horário comercial, em dois consultórios móveis instalados na Praça Marca Tempo – Bairro Nossa Senhora de Fátima. A meta do programa, que vai até quarta-feira (28) é atender mais de duas mil pessoas disponibilizando gratuitamente consultas de oftalmologia, com prescrição de até mil óculos, e procedimentos odontológicos, como aplicação de flúor, limpeza, obturação, canal e até pequenas cirurgias.
Ao todo, 20 profissionais estão realizando os atendimentos. A oftalmologista Letícia Sasso ressaltou a importância de um problema de visão ser diagnosticado com antecedência. Para ela, muitos problemas oftalmológicos, na idade adulta, poderiam ter sido solucionados na infância. “É importante para a qualidade de vida. Aqui estamos diagnosticando muitos casos de baixa visão, que talvez, poderiam ter sido corrigidos na infância. Muitos casos são de catarata, e o indicado é operar logo no início,” aconselhou a profissional.