Em Brasília e, sobretudo, em São Paulo, o senador goiano (de Iporá, como Naçoitan Leite, o prefeito “eliminador”) Vanderlan Cardoso, do PSD, está sendo chamado, em tom de pilhéria, de “o Verstappen da política” e de “Usain Bolt da adesão”.
Um deputado disse: “Ninguém nunca aderiu tão rápido. Nós, do PT, ficamos com a impressão de que ele quis ser o primeiro a aderir”. Já um deputado ligado ao presidente Jair Bolsonaro vocifera: “Vanderlan não é de confiança para nós quanto mais para Lula da Silva”.
O fato é que Vanderlan Cardoso nem esperou as urnas “esfriarem”, esqueceu rapidamente que era bolsonarista até dias atrás e se tornou o primeiro camisa verde-amarela a aderir à camisa vermelha do PT. O perigo agora é o Luciano “Véio da Havan” Hang também tentar aderir. “Vanderlan a gente aceita, pois é senador e é filiado ao PSD. Mas não queremos conversa com o ‘Véio da Havan’”, afirma o parlamentar petista.
O senador e empresário, de acordo com um deputado, teria dito, ecoando Valdemar Costa Neto, presidente do PL, que “só tem compromisso com a vitória”.