A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante todo o mês uma programação especial em apoio à campanha “Outubro Rosa”: movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
Neste ano, as ações voltadas à campanha serão intensificadas entre os dias 24 a 28/10 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – incluindo os Distritos e o Centro Integrado da Mulher (CIM).
Serão realizadas atividades específicas e gratuitas às mulheres catalanas no decorrer da semana, como por exemplo, palestras educativas ministradas pela equipe multiprofissional, fortalecimento e continuidade das ações de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, ampliação de acesso ao agendamento de mamografia (para mulheres acima de 50 anos), realização de exame citopatológico.
Ressaltando que, no decorrer do ano, essas atividades já acontecem de forma rotineira nas Unidades. Portanto, as mulheres que necessitam fazer o exame de prevenção ou agendamento de mamografia, podem se dirigir à UBS mais próxima de sua residência.
Além das atividades mencionadas acima, teremos um ônibus da saúde levando as ações de coleta de exame de prevenção, atendimento médico, realização de testes rápidos de sífilis e HIV em três localidades da zona rural (São Domingos; Pedra Branca e Cisterna) e uma localidade na cidade (em frente a Unidade de Saúde CAIC) nas seguintes datas e horários:
07/10 – 13 às 16h: Zona Rural São Domingos – Escola M. Arminda Rosa Mesquita
14/10 – 09 às 16h: Zona Urbana – CAIC
21/10 -13 às 16h: Zona Rural Pedra Branca – Ambulatório Saúde
28/10 – 13 às 16h: Zona Rural Cisterna – Escola M. Maria Barbara Sucena
Sobre a Campanha Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018.[1] E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.[2] A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. No Brasil, a primeira iniciativa foi no ano de 2002 em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado.