Na reforma político-administrativa que fará entre março e abril, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, vai abrir mais espaço para o grupo que, tendo pertencido ao MDB, o apoiou na disputa eleitoral de 2018.
O prefeito de Catalão, Adib Elias — que só não assumiu a presidência da Goinfra, em 2019, porque não quis, optando por permanecer no comando da principal prefeitura do Sudeste goiano —, indicará um secretário de Estado ou então o presidente da Agência de Habitação (Agehab).
A nomeação do aliado político de Adib Elias pode sair antes das outras indicações. Como Catalão é uma cidade que está ampliando sua industrialização — conta, por exemplo, com a Mitsubishi, que monta veículos no município —, a Codego pode ser outra pedida da região Sudeste.
Na campanha eleitoral, Adib Elias vai integrar o núcleo central — que decidirá os passos em todo o Estado — e será o principal coordenador do Sudeste. Ele exerce forte influência nos municípios da região da Estrada de Ferro, como Ipameri e Pires do Rio.
Amigo de Ronaldo Caiado, Adib Elias permanece discordando do presidente do MDB, Daniel Vilela, como vice. Porém, por se considerar um político “responsável” e “comprometido” com o projeto político-administrativo instalado em Goiás, em 2019, vai apoiar a reeleição do governador.
Ao perceber que Marconi Perillo, do PSDB, está se colocando para a disputa, Adib Elias ficou ainda mais animado em apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado. Aliados dizem que o prefeito foi “perseguindo” pelo ex-governador tucano durante vários anos. Como não conseguiu cooptá-lo, Perillo teria montado uma estrutura paralela na cidade para boicotá-lo e atrapalhar suas gestões. “A prova de que Adib Elias é um político forte, um administrador de mão cheia, é que, mesmo sendo perseguido, conseguiu ser eleito e reeleito com frequência”, afirma um aliado de Ronaldo Caiado.
Com informações do Jornal Opção Online