A decisão do MDB de ingressar em uma aliança com o DEM nas eleições de 2022 deve ocorrer nos próximos dias. A previsão, segundo iristas, é que isso ocorra até o meio da próxima semana ou mais tardar início da outra.
A antecipação do noivado vai depender da temperatura das reações ao convite do governador Ronaldo Caiado, feito na última sexta-feira (20), durante reunião com a cúpula do partido, para que os emedebistas estejam ao lado do Democratas na corrida ao governo.
As reações contrárias à aliança já começaram. O secretário geral do MDB de Goiás, o deputado Paulo César Martins, marcou reunião para a próxima segunda-feira (23) para discutir com correligionários o “lançamento de candidatura própria em 2022 e o futuro do partido”.
O encontro ocorrerá em Aparecida de Goiânia, do prefeito Gustavo Mendanha. PC Martins e Mendanha estão entre as lideranças que lutam dentro do MDB para o lançamento de candidatura própria.
O prefeito de Aparecida tem trabalhado para fortalecer seu nome na disputa ao governo, assumindo a oposição ao governador Caiado. Mendanha já sinalizou que pode deixar o partido caso a definição sobre 2022 não ocorra de forma democrática, sem ouvir todos os membros do MDB.