O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta quarta-feira (14/07), a ordem de serviço para a construção da nova sede da Escola Estadual Professora Zuzu, em Catalão, no Sudeste goiano. O valor total do investimento realizado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) será de R$ 4.614.346,95.
A autorização para o início da obra atende um antigo anseio da comunidade. Com 35 anos de existência, a atual sede faz parte de um modelo ultrapassado, que retém o calor por conta das salas de aula pequenas e do teto muito baixo. Esse modelo é conhecido como “escola de placas”.
O colégio será totalmente demolido e em seu espaço será erguido um novo prédio. A nova Escola Estadual Professora Zuzu será a primeira unidade educacional Padrão Século XXI de Catalão. Por conta dos trâmites para o início da obra, a instituição de ensino passou por reordenamento e não funcionou durante o primeiro semestre de 2021. A maioria dos 190 alunos foi transferida para o Colégio Estadual Maria das Dores, que fica nas proximidades.
Padrão de excelência
As obras têm previsão de conclusão em 12 meses. Quando estiver pronta, a nova escola terá capacidade para atender até 456 estudantes nos três turnos, ampliando o atendimento à população das Vilas Cruzeiro I e II, dos bairros das Américas e São João e adjacências.
A unidade faz parte de um modelo arquitetônico inovador que inspirou o Ministério da Educação (MEC) a replicar o projeto em outros Estados brasileiros. Além de ampla área para estacionamento interno, o prédio terá três pavilhões com 12 salas de aula, vestiários, auditório, biblioteca, pátios cobertos, cozinha e refeitório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva coberta, dois laboratórios (Informática e de Física e Biologia), extensa área verde e vários espaços de convivência para estimular a interação entre alunos e professores.
Além do novo prédio da Escola Estadual Professora Zuzu, o Governo de Goiás planeja construir no município de Catalão uma segunda unidade escolar Padrão Século XXI nos próximos dois anos.
Informações: Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás