Dezenas de autoridades de todos os Poderes participaram do evento na prefeitura
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, lançou na manhã desta segunda-feira (28), o Projeto Cidade Segura: uma iniciativa inédita que utilizará da tecnologia e câmeras de vídeo monitoramento para combater a criminalidade.
O anúncio do investimento por parte do poder público municipal aconteceu num evento realizado hoje – respeitando todas as medidas sanitárias, em função da pandemia do coronavírus – com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura.
![](http://www.jornalditoefeito.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Segurança-1024x682.jpg)
O projeto denominado ‘Cidade Segura: Centro de Controle de Operações’ visa o monitoramento das principais vias e pontos estratégicos do município, através do vídeo-monitoramento de segurança eletrônica que fará a vigilância de pessoas e veículos. A ideia é utilizar a tecnologia de forma mais eficiente no combate à criminalidade, uma vez que as imagens obtidas através dos equipamentos além de inibir a ação de bandidos, poderão auxiliar ainda em investigações de eventuais crimes, permitindo reconhecimento facial e também de veículos envolvidos em situações atípicas.
![](http://www.jornalditoefeito.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Segurança2-1024x682.jpg)
Para isso, ao todo serão instaladas 181 câmeras em pelo menos 48 pontos na cidade, abrangendo todos os bairros. Os equipamentos são os melhores no mercado e possuem tecnologia de ponta: são 16 Speed Dome (gira 360° e faz zoom até 1km de distância); 149 câmeras Bullet (fixas, complemento da speed dome) e outras 16 câmeras Vire Focal (com zoom/específicas para placas de carro). Por meio delas, de uma sala montada no quartel do Batalhão da PM, militares farão o monitoramento 24 horas por dia – em tempo real.
Em seu discurso, o Prefeito Adib Elias foi categórico: “Nenhuma cidade no interior do estado ou sequer em toda Goiás possui tamanha tecnologia sendo utilizada a favor da segurança da população. Catalão é privilegiada. Assim como fazemos em todas as obras jamais permitiria que fossem adquiridos e instalados na nossa gestão equipamentos de segunda. Tudo que a Prefeitura faz é do melhor. O projeto é tão importante e foi tão bem estudo e trabalhado que tivemos a satisfação de receber aqui e contar com o apoio de todos os poderes e forças de segurança e salvamento”.